Capital

Liberada pelo TJ, obra de ciclovia será retomada na Afonso Pena

Aline dos Santos | 13/09/2012 10:28

A volta será no trecho entre Calógeras e 14 de Julho

Trajeto para ciclovia, que começou a ser aberto, vai ser retomado após decisão da Justiça. (Foto: Fabiano Arruda)
Trajeto para ciclovia, que começou a ser aberto, vai ser retomado após decisão da Justiça. (Foto: Fabiano Arruda)

Suspensa há 15 dias, a obra da ciclovia na avenida Afonso Pena será retomada pela Prefeitura de Campo Grande. De acordo com o titular da Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), João Antônio De Marco, a obra prossegue no trecho entre a avenida Calógeras e a rua 14 de Julho.

A implantação da ciclovia foi suspensa por liminar do juiz da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Amaury da Silva Kuklinski. Na decisão, o poder público ficava proibido de destruir, demolir, mutilar, total ou parcialmente, os canteiros centrais ao longo da avenida. A multa em caso de descumprimento era de R$ 1 milhão. No entanto, ontem, o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) derrubou a liminar.

De acordo com o procurador do município, Henrique Anselmo Brandão Ramos, a prefeitura argumentou que a obra está de acordo com o decreto sobre o tombamento do canteiro central da avenida.

Ele explica que é permitida intervenção desde que tenha licença da Fundac (Fundação Municipal de Cultura), Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano). A liminar foi cassada pelo desembargador Divoncir Schreiner Maran.

Conforme o secretário João Antônio De Marco, a retomada da obra deve acontecer no fim de semana, pelo impacto que vai provocar no trânsito. No trecho entre a Calógeras e a 14 de Julho, serão assentados os blocos de concreto ecológico, que utiliza pneu reciclável. A obra tem valor de R$ 147 mil e faz parte do pacote pelos 113 anos da cidade.

Com cerca de 7,6 quilômetros de extensão, a ciclovia terá um traçado que se estende da Praça Newton Cavalcante até o Parque das Nações Indígenas. O traçado não vai retirar árvores e fará parte do paisagismo da avenida. (Matéria editada às 10h50 para acréscimo de informação)

Nos siga no