Capital

Lei proíbe ouvir música dentro de ônibus sem usar os fones de ouvido

Paula Vitorino | 31/12/2012 12:43
Caixa de som nos ônibus virou mania entre os adolescentes. (Foto: Arquivo Campo Grande News)
Caixa de som nos ônibus virou mania entre os adolescentes. (Foto: Arquivo Campo Grande News)

A alegria dos ouvintes de música em alto-falante dentro de ônibus está com os dias contados em Campo Grande. Lei sancionada pelo prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) e publicada hoje no Diário Oficial determina que as músicas só poderão ser ouvidas mediante o uso de fones de ouvido.

A mistura de ritmos, desde o funk ao sertanejo, nos celulares ou nos populares "radinhos" portáteis é uma reclamação constante dos usuários de ônibus. Agora, a lei determina que cada um pode ouvir sua música, mas sem compartilhar com os demais passageiros.

Quem desrespeitar a lei poderá ser advertido verbalmente, obrigado a deixar o ônibus, perder o benefício de isenção de tarifa, como no caso de estudantes que utilizam o transporte gratuitamente, e ainda pagar multa de R$ 50. Em caso de reincidência, o valor dobra.

No caso de infratores menores de idade, a multa será encaminhada aos pais ou responsáveis.

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) deverá colocar placas informando a proibição em todos os ônibus. A Prefeitura tem 90 dias para regulamentar a lei, que entra em vigor a partir de hoje.

Nos siga no