Capital

Lançamento de obras do Aquário do Pantanal reúne 2 mil pessoas nos altos da Afonso Pena

Fabiano Arruda e Italo Milhomem | 23/05/2011 20:59

Governador André Puccinelli assinou ordem de serviço nesta noite

Governador diz que aquário será marca do Pantanal. (Foto: João Garrigó)
Governador diz que aquário será marca do Pantanal. (Foto: João Garrigó)
Assinatura de ordem de serviço dá início para obras que devem terminar ao final de 2013.

Cerca de duas mil pessoas prestigiaram a solenidade de assinatura de ordem de serviço do Aquário do Pantanal na noite desta segunda-feira nos altos da avenida Afonso Pena em Campo Grande. O evento ainda conta com show do cantor Almir Sater.

Participaram da solenidade o governador André Puccinelli e o prefeito de Campo Grande Nelson Trad Filho, ambos do PMDB; a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti; o ministro do Turismo, Pedro Novaes; o representante do Ministério da Ciência e Tecnologia, Olival Freire Junior, além de integrantes da bancada federal de Mato Grosso do Sul e deputados estaduais.

Puccinelli destacou que a obra será a marca do Pantanal, que tem 70% do território em Mato Grosso do Sul. O governador também lembrou que o projeto surgiu há seis anos por meio do prefeito Nelsinho Trad, que apresentou após realização de pesquisa qualitativa sobre o projeto com a população campo-grandense.

Ideli Salvatti destacou a obra e defendeu a ampliação da pesca no Estado. “Mato Grosso do Sul é conhecido como a terra do boi e da soja, mas como este centro de pesquisa, o Estado será conhecido como os rios de peixe”, afirmou.

Já o ministro do Turismo, Pedro Novaes, comentou que o Pantanal é um atrativo turístico nacional que “poucos brasileiros conhecem” e que o aquário vai potencializar a divulgação do Pantanal e do Estado.

Por sua vez, Olival Freire Junior, do Ministério de Ciência e Tecnologia, ressaltou a iniciativa e a intitulou como pioneira no País. Sobre investimentos da pasta no projeto, Olival diz que por enquanto não há previsão, mas que podem ocorrer futuramente, pois a “proposta se encaixa no perfil (do ministério), que é de preservação da diversidade (fauna e flora) brasileira”.

Depois das assinaturas da ordem de serviço, as autoridades percorreram o centro de visitação que possui uma réplica do que será o aquário. As visitas foram liberadas a partir de hoje e terão entrada gratuita.

Aquário do Pantanal - Os 18,6 mil metros quadrados de área a ser construída para o Aquário do Pantanal são equivalentes a duas praças Belmar Fidalgo, tamanho que terá capacidade para receber 20 mil visitantes por dia.

As dimensões do projeto são apostas para alavancar o turismo de Campo Grande, cidade vista apenas como passagem do público que explora belezas de municípios como Bonito e Corumbá.

O total de área reservado para o aquário, que deve entrar em operação ao final de 2013, vai abrigar 24 tanques de aquários, que concentrarão 6,6 milhões de litros de água, o que o torna maior aquário de água doce do mundo.

O volume de bilhões de litros de água comportará 7 mil animais, subdivididos em mais de 200 espécies (peixes, invertebrados, répteis e mamíferos). Os números grandiosos têm a intenção simples e objetiva: tornar o aquário o maior referencial do País em consulta científica da fauna e flora da região pantaneira.

Nos siga no