Capital

Laboratório reabre e Secretária diz que realização de exames será normalizada

Francisco Júnior e Luciana Brazil | 07/05/2012 09:37
Fila no posto de saúde do bairro Santa Carmélia. (Foto: Minamar Júnior)
Fila no posto de saúde do bairro Santa Carmélia. (Foto: Minamar Júnior)

Após ficar fechado por oito dias, o Labcen (Laboratório Municipal Central) retomou atendimento no último sábado (5) e a previsão é que o agendamento de exames seja normalizado nesta semana. A informação é do secretário municipal de Saúde Pública de Campo Grande, Leandro Mazina Martins. Segundo ele, no ambulatório das UBS (Unidades Básicas de Saúde) o atendimento também já foi normalizado.

O laboratório foi fechado no último dia 28, quando funcionários passaram mal, após sentir um odor que suspeitou-se ser de algum tipo de gás. O laudo dos bombeiros identificou que, na verdade, o cheiro vinha do refluxo do esgoto.

Nesta segunda-feira, pessoas que procuraram os ambulatórios para remarcar os exames e as que estavam marcadas para hoje estão enfrentando longas filas nos ambulatório das UBS. O aposentado Antonio Alaerte, 75 anos, acordou cedo e foi até o posto de saúde do bairro Santa Carmélia. Ele reclama que não consegue marcar exames mesmo antes do fechamento do Labcen. Segundo ele, o problema é recorrente. “Sempre está cheio”, reclama.

De acordo com o aposentado Laerte Leite da Silva, 47 anos, é uma dificuldade marcar exames no posto e com o problema no laboratório, a situação piorou. “Esse é o pior posto para a gente conseguir marcar exame”.

Além da UBS do Santa Carmélia, a reportagem do Campo Grande News esteve no ambulatório do Coronel Antônino. A fila no local também é grande. Uma dona de casa, que não quis se identificar, disse que está aguardando para fazer um novo agendamento há pelos 1h20 e acredita que pelo tamanho da fila, deva esperar por mais 2 horas.

Ela precisa marcar dois exames e pegar o resultado de um. “Fiz um exame dia 27. A previsão era para ficar pronto no dia 2. Até agora nada”, disse.

A dona de casa reclama também da falta de informação nos postos de saúde. “Eles não informam direito. Já marcaram exame errado. Manda você para local errado”.

Nos siga no