Capital

Justiça intima supermercados para não abrirem em feriados

Viviane Oliveira | 28/04/2011 19:02

A Justiça Federal de Mato Grosso do Sul intimou os supermercados para cumprirem decisão dada pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 3º região para não abrirem em feriados.

A decisão foi contra recurso da Associação Sul-mato-grossense de Supermercados e mais outros três hipermercados da Capital. A JUstiça entendeu que após a edição de uma lei federal, o funcionamento dos estabelecimentos comerciais nos feriados, depende dos critérios legais: autorização em convenção coletiva de trabalho e observância da legislação municipal.

Já o Sindicato dos Empregados do Comércio de Campo Grande fará uma reunião amanhã (29) às 9 horas para discutir a questão.

Eles propõem que o feriado seja pago no mesmo dia no valor de R$ 45 e que o trabalhador tenha uma folga.

A categoria ainda não chegou a um acordo sobre o valor que os trabalhadores terão direito por trabalharem em feriados, principalmente no próximo 1º de maio, dia do trabalhador. Como em Campo Grande existe legislação que proibe este trabalho, o Juiz Odilon de Oliveira intimou os comerciantes para cumprirem a decisão, até que haja consenso entre empresários e os trabalhadores.

Nos siga no Google Notícias