Capital

Jovem espera cirurgia em braço fraturado há uma semana no HU

Nicholas Vasconcelos e Luciana Brazil | 22/06/2012 15:33

Estudante só deve ser operada na próxima terça-feira

Jovem aguarda cirurgia há uma semana no HU. (Foto: João Garrigó)
Jovem aguarda cirurgia há uma semana no HU. (Foto: João Garrigó)

A família da estudante Danille França de Almeida, 21 de anos, reclama na demora de uma semana para a realização de uma cirurgia no HU (Hospital Universitário) da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

De acordo com o pai da jovem, Antônio Carlos Ribeiro, de 50 anos, a jovem fraturou o braço direito na sexta-feira (15) em um acidente de trânsito na avenida Júlio de Castilho e foi encaminhada para o hospital com previsão de cirurgia na segunda-feira (18), mas até agora não passou pelo procedimento.

Segundo Antônio, na segunda-feira (18) a cirurgia não foi realizada por falta de material e foi remarcada para quinta-feira (21), mas não pode ser realizada por que a equipe médica não localizou a veia para aplicação da anestesia, que foi novamente remarcada para terça-feira (26).

O pai também reclama da lotação na emergência da unidade de saúde. “O PAM (Pronto Atendimento Médico) é uma fila de gente. Lá é um lixo e você vai na diretoria e tem salas com carpete”, afirma.

De acordo com a assessoria de imprensa do HU, dois médicos tentaram localizar a veia para aplicar a anestesia em Danielle, mas sem sucesso. Em casos como este é preciso a intervenção de um cirurgião geral ou vascular, mas não havia um profissional disponível naquele momento. Foi preciso remarcar o procedimento para quando houvesse disponibilidade de um cirurgião.

Ainda de acordo com o HU, o pronto atendimento hoje abriga 71 pacientes enquanto a sua capacidade é para 29 leitos. O hospital nega que exista falta de material para cirurgias.

Nos siga no