Capital

Internas de Uneis expõem peças de artesanato em feira no Parque dos Poderes

Viviane Oliveira | 06/05/2011 19:13
Foram comercializadas toalhas, chinelos, pintura, quadros confeccionados em papel machê e espelho com molduras em mosaicos. (Foto: João Garrigo)
Foram comercializadas toalhas, chinelos, pintura, quadros confeccionados em papel machê e espelho com molduras em mosaicos. (Foto: João Garrigo)

As adolescentes das Uneis (Unidades Educacionais de Internação) puderam expor seus trabalhos para comercialização durante uma exposição de artesanatos nesta sexta-feira (6) na Secretaria de Educação no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

De acordo com a diretora da Escola Estadual Pólo Professora Evanilda Maria Neris Cavassa, Eliete Filomena Marques,o projeto é patrocinado pela Secretária de Estado de Educação por meio da escola e da 2ª vara da infância e juventude.

Os artesanatos expostos na feira são todos produzidos por adolescentes das Uneis: Estrela do Amanhã, Novo Caminho e Dom Bosco.

Foram comercializadas toalhas bordadas em vagonite; chinelos bordados; pintura em gesso, decoupage em madeira; pintura em vidro; quadros confeccionados em papel machê e espelho com molduras em mosaicos.

A adolescente mostra orgulhosa as toalhas que bordou. (Foto: João Garrigó)

Uma adolescente de 14 anos, que está internada desde o dia 18 de maio por tráfico de drogas, conta que com o bordado o tempo passa mais rápido. “Com os trabalhos artesanais a gente mantém a cabeça ocupada. Eu fico muito orgulhosa de ver o meu trabalho sendo comercializado na feira”.

Conforme a garota quando voltar para casa quer continuar bordando as toalhas para ter o seu dinheiro próprio e ajudar sua mãe.

O curso é recebido pelos internos tanto nas unidades de atendimento feminino quanto masculino, e no caso das meninas há uma participação maior. Os garotos procuram, mas ainda preferem outras atividades.

Esta é a primeira exposição do ano. Outras duas irão ocorrer ao longo do ano. A próxima feira será no segundo semestre na Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e última acontece em dezembro no fórum com produtos natalinos.

A feira é a oportunidade para os adolescentes mostrarem o que aprenderam e os resultados dos seus trabalhos, finaliza o juiz da 2ª Vara da Infância, Danilo Burin.

Nos siga no