Capital

Inscrição ao Instituto Mirim começa com expectativa de atrair 3,5 mil

Entrevistas serão de 10 a 19 de dezembro. Data da divulgação do resultado e número de vagas ainda não foram anunciados

Nadyenka Castro e Mariana Lopes | 13/11/2012 09:51
Gabriel e o pai, que mostra carteiras de trabalho para dar exemplo ao filho. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Gabriel e o pai, que mostra carteiras de trabalho para dar exemplo ao filho. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Edineide Rosa fala que expectativa é de receber 3,5 mil inscrições. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Adolescentes interessados em ingressar no mercado de trabalho com ajuda do Instituto Mirim de Campo Grande já podem se candidatar a uma vaga no programa municipal.

As pré-inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira até o dia 30 deste mês. De acordo com a coordenadora do Serviço Social do Instituto Mirim, a expectativa é receber 3,5 mil pedidos de ingresso no programa de qualificação profissional.

As pré-inscrições podem ser feitas apenas pela internet, sistema que deu fim às filas que em anos anteriores começavam se formar um dia antes, com pais e filhos em busca de uma vaga. O endereço eletrônico é www.capital.ms.gov.br/mirim

Quem não tiver acesso à internet em casa, pode procurar o Instituto Mirim de segunda à sexta-feira das 8h às 11h, e das 13h às 16h; escolas que participam do projeto Escola Viva e ainda os telecentros.

Ao confirmar a pré-inscrição, o candidato visualiza protocolo com a data e horário da entrevista de seleção. As entrevistas serão realizadas de 10 a 19 de dezembro e serão feitas com todos que se inscreveram, garante Edineide Rosa.

Conforme a coordenadora, a data da divulgação da relação dos aprovados e o número de vagas ainda não foram anunciados devido à mudança na administração municipal.

Podem participar do Instituto Mirim adolescentes de 14 a 15 anos, com escolaridade a partir do 8º ano e com renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos. No dia da entrevista, o candidato deve estar acompanhado de um responsável.

Atualmente, há 1,1 mil ‘mirins’ trabalhando e 700 em qualificação, que tem duração de um ano e só participa quem tiver boas notas no ensino regular.

Expectativa – Para conseguir uma vaga para o filho de 15 anos, Antônio Ricardo Barbosa, 84 anos, foi até a unidade II do Instituto Mirim na manhã desta terça-feira.

“É importante começar a trabalhar cedo para aprender a se virar sozinho”, disse o aposentando, mostrando as quatro carteiras de trabalho totalmente preenchidas.

Para Gabriel Gonçalves Barbosa, o filho, começar a trabalhar ainda adolescente é fundamental “para o futuro”. “Foi uma escolha minha”, afirma.

Problema no servidor do Instituto Municipal de Tecnologia da Informação atrasa o início das pré-inscrições. A previsão é de que a situação seja resolvida até o fim da manhã.

Nos siga no