Capital

Inaugurada, Clínica da Família do Nova Lima quer atender 13 mil na região

Somente no período de testes, os atendimentos aumentaram de 30 para 90

Danielle Valentim e Kleber Clajus | 29/08/2018 11:47
A auxiliar de serviços gerais Ariane, mora há três anos no Nova Lima e já precisou usar os serviços da clínica para atendimentos das filhas. (Foto: Kleber Clajus)
A auxiliar de serviços gerais Ariane, mora há três anos no Nova Lima e já precisou usar os serviços da clínica para atendimentos das filhas. (Foto: Kleber Clajus)

A Clínica da Família do Bairro Nova Lima foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (29) e a expectativa é de que a unidade atenda 13 mil pessoas da região. O projeto era promessa de campanha de Marquinhos Trad e operou em testes por seis meses. Após a inauguração desta quarta-feira, a unidade passa a atender das 7h às 19h.

Segundo o secretário municipal de saúde, Marcelo Vilela, a ideia é reduzir incidência de casos de fichas verdes e azuis nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). De acordo com Vilela, a unidade funcionou como teste durante seis meses até receber o selo de qualidade.

“Este selo é o modelo de qualidade e atendimento com horário estendido, que atenderá a população. É um modelo novo e está sendo implementado no país para desafogar as urgências”, disse.

A Unidade leva o nome da médica Márcia Guedes de Sá Earp. A expectativa é de que 13 mil pessoas sejam atendidas na clínica. 

Ao todo, 48 profissionais vão trabalhar na clínica e estima-se que a resolutividade dos casos chegue a 90%. Também estão em planos a ampliação dos horários de 19h para às 21h, tendo os profissionais que atuarão nessas estruturas, um incentivo de até 40% no salário.

 

Farmácia da unidade. (Foto: Kleber Clajus)
Consultório odontológico. (Foto: Kleber Clajus)

 

 

 

A expectativa, segundo o prefeito Marquinhos Trad (PSD) é expandir o projeto para outras oito unidades de UBSFs, até 2020. “Isso é um sinal para desafogar as UPAs e respeitar a população. Tudo que estamos fazendo é com recurso de Campo Grande. E agora, vamos para partir para Aero Rancho e as Moreninhas. Colocando mais oito clínicas da família até o fim do mandato”, disse.

O representante do Ministério da Saúde Webster Pereira pontuou que o modelo implantado segue tendências de outras capitais brasileiras. “Quanto mais se investir na atenção básica, menos vai se gastar com urgência e emergência”, disse.

A auxiliar de serviços gerais Ariane Aparecida Padoim, de 27 anos, pontuou que mora há três anos no Nova Lima e já precisou usar os serviços da clínica para atendimentos das filhas de Laura de dois meses e Lívia de 6 anos.

“O fato de a clínica estar aberta até às 19h facilita levar as filhas, consigo sair do trabalho e leva-las. Hoje, no dia da inauguração, estava levando a mais nova para vacinação”, disse.

A dona de casa Ednalva Maria de Santana, de 44 anos, é moradora do bairro há 27 anos e já pensou em deixar a região. “Mas com a clínica e o asfalto decidi ficar. Eu tinha um filho cadeirante, e na época tinha uma peregrinação em busca de atendimento, no CRS no Nova Bahia e UPA Coronel Antonino. Agora, uso a clínica para preventivo, dentista e para pegar remédios de pressão”, disse.

A unidade possui psicólogos, ginecologistas, professor de educação física, nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. A unidade passou por uma reforma custeada em parte por empresário e pessoas físicas da região, que são considerados “Amigos Clínica da Família”, homenageados em placa dentro da unidade.

Para o vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, (PSB) o bairro estava esquecido, por ser distante do centro, e só era lembrado em período de campanha eleitoral. “Não é um cartão postal para a cidade, mas sim um marco para as pessoas que precisam de atendimento médico”, disse.

A inauguração faz parte de uma programação de ações de saúde, como entrega de UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) inacabadas e promessas de campanha do prefeito Marquinhos Trad (PSD).

 

(Foto: Kleber Clajus)
Nos siga no