Capital

HR prepara para esta 2ª ativação de hospital de campanha

Unidade tem mais de 30% dos pacientes internados com sintomas de covid-19

Leonardo Rocha e Bruna Marques | 21/06/2020 10:16
Estrutura do hospital de campanha no HRMS (Foto: Paulo Francis)
Estrutura do hospital de campanha no HRMS (Foto: Paulo Francis)

O hospital de campanha montado no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) para atender pacientes de coronavírus tem previsão para começar a funcionar amanhã (22). Hoje (21) estão sendo feitos os últimos retoques e manutenção final do local. No estabelecimento de saúde, mais de um terço dos pacientes internados estão ou com  suspeita ou com diagnóstico de covid confirmado.

A estrutura, instalada no estacionamento da unidade, será utilizada já que 90% dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) adulto do hospital estão ocupados. As tendas receberam leitos e outros equipamentos na última sexta-feira (19).

Segundo a assessoria de imprensa, dois leitos ocupados no hospital, 17 são de pacientes internados com covid-19, que ainda não representam a maioria dos leitos da unidade. Ao todo são 251 pacientes internados, entre os leitos de enfermaria e aqueles que estão em estado grave. Deste grupo, 84 possuem sintomas da doença. 

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, declarou que a tendência é usar a estrutura a partir de agora, já que se chegou ao “ponto crítico” de pessoas precisando de internação para tratar do coronavírus. O Hospital Regional foi definido como a unidade de referência para este tratamento em Mato Grosso do Sul.

O hospital de campanha foi preparado desde o início do ano para ser utilizado durante a pandemia. Em Mato Grosso do Sul já foram registrados 4.990 casos, com 45 mortes. Em Campo Grande já são 1.067 contágios, sendo a segunda cidade com mais infectados, atrás apenas de Dourados.

Nos siga no