Capital

Hospital faz hoje cirurgia inédita em MS de retirada de tumor em osso

De acordo com o Hospital Adventista do Pênfigo, em casos de câncer na tíbia, o procedimento mais comum é amputação

Nadyenka Castro | 30/11/2012 10:35
Procedimento é realizado no Hospital Adventista do Pênfigo. (Foto: Divulgação)
Procedimento é realizado no Hospital Adventista do Pênfigo. (Foto: Divulgação)

O Hospital Adventista do Pênfigo, em Campo Grande, realiza na manhã desta sexta-feira a retirada de um câncer na tíbia, osso da perna. De acordo com o hospital, o procedimento é inédito em Mato Grosso do Sul.

Segundo informações do hospital, o paciente tem condrossarcoma, que é um tumor baseado em cartilagem e afeta pessoas e animais em qualquer idade, embora seja mais comum em idosos.

A maioria dos casos como este é resolvido com amputação e, posteriormente, prótese. No entanto, com o tipo de cirurgia feita hoje, apenas o tumor é retirado.

A cirurgia é conduzida pelo médico Eduardo Sadao, atual presidente da Sociedade Sul Americana de Oncologia Ortopédica e chefe da Oncologia Ortopédica da Santa Casa de São Paulo.

O profissional atua em conjunto com outros dois médicos do Hospital Adventista do Pênfigo, Rodrigo Domingues Laraya e Nestor Muzzi Ferreira.

O procedimento consiste na retirada da tíbia de forma cuidadosa para que não seja destruída a estrutura muscular ao redor do osso. Após isso, a tíbia é colocada em um equipamento com nitrogênio liquido, congelando completamente o osso, e com isso eliminando o tumor. Ao final deste processo, o osso é recolocado no paciente e a estrutura muscular reconstituída.

A cirurgia tem duração de sete horas e é feita na unidade do Hospital Adventista do Pênfigo, localizada na rua Barão do Rio Branco 2559, Centro.

Nos siga no