Capital

Hospital do Câncer prevê retorno de procedimentos da radioterapia na 2ª feira

Peça deverá chegar e no mesmo dia ser feita a manutenção do equipamento

Helton Verão | 26/10/2012 15:46
Foram 36 dias de espera pela peça que foi comprada no Reino Unido (Foto: Rodrigo Pazinato)
Foram 36 dias de espera pela peça que foi comprada no Reino Unido (Foto: Rodrigo Pazinato)

Os pacientes do Hopistal do Câncer Alfredo Abrão, na Capital, poderão retornar os procedimentos na radioterapia do hospital, a partir de segunda-feira (29), prevê a direção, através de sua assessoria.

Isso porque a peça da câmara de ionização que havia queimado no último dia 21 de setembro, devido a um pique de luz, deve chegar no início da próxima semana, após 36 dias de espera.

No último dia 13, ao pousar a aeronave modelo MD-11 da Centurion quebrou seu trem de pouso na pista do Aeroporto de Viracopos, em Campinas aeroporto. A retirada do avião só foi possível no dia 15. Durante esse período, cerca de 500 voos foram cancelados. A fiscalização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reteve diversas cargas e só liberada na última quarta-feira (24).

A peça estava em um carregamento fazendo escala na cidade campineira para ser enviada a Campo Grande. Ela foi comprada no Reino Unido, por 10 mil dólares, pois no Brasil ela não é comercializada.

A direção do hospital diz ter um profissional à espera da peça, e assim que ela chegar a manutenção da maquina é prioridade.

Com a média de 60 procedimentos/dia, o Hospital do Câncer deixou de fazer 1660 procedimentos, sem contar os dias de domingo quando não é realizado atendimento.

De acordo com a assessoria de imprensa, o período que pacientes ficaram sem a radioterapia não vai prejudicar o tratamento. Eles receberão complemento nas próximas sessões.

Não houve transferências para outras unidades porque o tempo sem radioterapia não compensa os trâmites necessários para encaminhamentos e, além disso, outras unidades já têm os seus próprios pacientes.

Nos siga no