Capital

Hospital do Câncer diz que retomou radioterapia, após 38 dias

Paula Vitorino | 29/10/2012 08:23
Prédio de radioterapia ficou fehado por 38 dias. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Prédio de radioterapia ficou fehado por 38 dias. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Os atendimentos do serviço de radioterapia do Hospital do Câncer voltaram ao normal neste domingo (28) após 38 dias de espera para os pacientes. O serviço estava interrompido desde 21 de setembro, quando uma peça do equipamento de radioterapia queimou.

De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital, a peça chegou no sábado (27) e foi instalada no mesmo dia.

A peça da câmara de ionização precisou ser comprada no Reino Unido, por 10 mil dólares, pois no Brasil ela não é comercializada.

O atraso na entrega foi provocado por problemas de transportes, já que a peça estava em um carregamento fazendo escala no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. O aeroporto ficou fechado por dois dias por conta de um problema no trem de pouso de aeronave. A fiscalização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) reteve diversas cargas entre os dias 13 e 24

Com a média de 60 procedimentos/dia, o Hospital do Câncer deixou de fazer 1660 procedimentos, sem contar os dias de domingo quando normalmente não é realizado atendimento.

De acordo com a assessoria de imprensa, o período que os pacientes ficaram sem a radioterapia não vai prejudicar o tratamento. Eles receberão complemento nas próximas sessões.

Não houve transferências para outras unidades porque o tempo sem radioterapia não compensa os trâmites necessários para encaminhamentos e, além disso, outras unidades já têm os seus próprios pacientes.

Nos siga no