Capital

Hemosul de Campo Grande precisa com urgência de doação de plaquetas

Viviane Oliveira | 16/05/2012 12:53

O Hemosul (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul) continua registrando poucas doações de sangue por conta do período de frio.

A preocupação da unidade é manter principalmente o estoque de plaquetas que está baixo. Todas as tipagens sanguíneas são bem vindas, em especial o A e O negativo e ainda o AB positivo.

Regularmente, o Hemosul registra cerca de 120 doações por dia, sendo que a meta ideal seria de 200 bolsas de sangue. Na época de frio, o movimento cai chegando a 65 coletas. De acordo com a assessoria do Hemosul, as plaquetas só podem ser utilizadas por cinco dias após a coleta do sangue.

A orientação é para quem for tomar a vacina contra a gripe realizar a coleta de sangue antes, já que o corpo fica inapto para doações por um período de um mês.

Doação - As pessoas interessadas em serem doadoras precisam ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem alimentados. Não podem doar sangue pessoas que: tiveram hepatite depois dos dez anos de idade; doença de chagas ou tiveram relações sem o uso de preservativo; pessoas que compartilham seringas no uso de drogas injetáveis, pessoas infectadas pelo HIV.

O Hemosul está localizado na avenida Fernando Correa da Costa, 1.304, esquina com rua Padre João Crippa. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e nos sábados das 7h às 12 horas.

Nos siga no Google Notícias