Capital

Helicóptero que 'pediu aposentadoria' atrai sorrisos em dia no quartel

Aeronave operou por 50 anos na Força Aérea Brasileira e se aposenta em 2017

Mirian Machado | 27/08/2017 12:46
Helicóptero UH-1H da FAB se aposenta em 2017 após operar por 50 anos (Foto: André Bittar)
Helicóptero UH-1H da FAB se aposenta em 2017 após operar por 50 anos (Foto: André Bittar)

O evento “Portões Abertos” neste domingo (27) no CMO (Comando Militar do Oeste) em Campo Grande atraiu bastante gente, principalmente crianças. O que não faltava nesta manhã eram sorrisos. O que se via por lá eram os olhares atenciosos e impressionados das crianças em direção às grandes máquinas do Exército.

Uma em especial, o helicóptero UH-1H, o famoso “Agazão”, que segundo o Tenente Fernando da FAB (Força Aérea Brasileira) é operado pelo esquadrão pelicano para buscas e salvamentos, chamou mais atenção.

O Agazão operou por 50 anos na FAB e esse será seu último ano antes dele se aposentar. Segundo o tenente, a aeronave que também faz operações noturnas, dependendo da missão, segue com dois pilotos, um mecânico, e dois operadores de equipamentos.

 

Helicóptero chamou atenção da garotada (Foto: André Bittar)

Encantado com tudo ao redor, Pietro Sebastian Pinheiro dos Santos, de 6 anos, conta que o que mais gostou foi do helicóptero. “Eu gostei muito porque tirei foto com a arma dele e na cabine também. Tem vários botões”, contou.

Um domingo “diferente e especial” retrata Nívea Pereira Nilton, de 41 anos. Ela resolveu sair da rotina e apreciar a exposição do Exército. “Esse helicóptero, por exemplo, a gente vê na TV, mas pessoalmente é diferente”, disse impressionada.

Para Nívea, o domingo já é considerado o dia da família e um evento desses é propício. “É bom né, sair da rotina. Nós temos que viver a vida, aproveitar a família e hoje o dia está perfeito pra curtir”.

Triciclos também eram atrações durante exposição no CMO (Foto: André Bittar)
Crianças se divertem e tiram fotos em cima de tanque de guerra (Foto: André Bittar)

Durante os portões abertos, é possível tirar dúvidas sobre os equipamentos e máquinas, tirar fotos e conhecer um pouco mais sobre a vida militar. Por lá, até às 17h, também dá para ver tanques e caminhões de guerra, helicópteros, botes, barcos, exposição de triciclos, além também de vários equipamentos usados pelos militares como as pistolas, fuzis.

Há ainda várias atividades para a criançada, testes de glicemia e aferição de pressão, além de comidas e bebidas. Participam do evento equipes da Base Aérea de Campo Grande, Esquadrão Pelicano, 6º Distrito Naval entre outros.

O que mais chamou atenção de Mariano Maggi Titico da Silva, de 7 anos, foram os fuzis. A admiração pelas armas vem do pai. “É muito legal, eu gosto de ver as pistolas os fuzis, mas também gostei dos tanques e dos caminhões de guerra”, afirmou o garoto.

 

Integrantes do Grotam, um grupo de praticantes de airsoft, posam para foto (Foto: André Bittar)

Mas o evento não chama atenção só dos pequenos não, o casal Maria Lopes Sandes, 42, e Edson Monteiro, 46, também se encantou com o diferencial de domingo. “É muito bom sair um pouco, distrair né. Eu estou gostando das atividades”, disse a pedagoga.

“É bom também pra gente conhecer um pouco dos militares. Eu estou gostando bastante, deu até vontade de servir”, afirmou Edson, sorrindo.

Nos siga no