Capital

Guardas municipais são capacitados para coibir infrações de estudantes

Filipe Prado | 27/07/2015 11:58
São 420 guardas capacitados (Foto: Fernando Antunes)
São 420 guardas capacitados (Foto: Fernando Antunes)

A Guarda Municipal começou a realizar o curso “Ronda Escolar”, para capacitar os servidores que irão integrar o projeto Escola Segura, com o objetivo de coibir a ação de menores infratores. As rondas irão acontecer principalmente no horário de aula e em terminais de transporte coletivo.

Um termo de cooperação foi assinado entre a SEMSP (Secretaria Municipal de Segurança Pública) e SEMED (Secretaria Municipal de Educação), sendo que a intensificação das rondas já começou. “A Secretaria elaborou um plano de ações específicas, que já está em execução. Nosso dever em relação aos jovens é promover sua segurança e propiciar o melhor ambiente para que ele se desenvolva, respeitando dos direitos dos demais e possa se integrar a sociedade de forma harmônica”, comentou o titular da Secretaria de Segurança Pública, Valério Azambuja.

Ao todo são 420 guardas em treinamento, que contribuirá com a parte teórica e prática para o patrulhamento comunitário. Ao final das 40 horas-aula, os servidores estarão aptos para as fiscalizações nos terminais e nos arredores das escolas.

Uma campanha de orientação sobre a permanência de alunos, em horário escolar, em terminais e no entorno da escola, como praças e outros ambientes públicos, já esta sendo realizada. Os estudantes encontrados em situação irregular, em atitude suspeita ou em ações relacionados com o uso de drogas, serão encaminhados para a gestão escolar, onde se exigirá a presença dos pais ou responsáveis.

Alunos não matriculados ou em situação de abandono serão encaminhados para o conselho tutelar da região.

Nos siga no