Capital

Guarda Municipal realiza curso para conter situação de conflitos

Filipe Prado e Kleber Clajus | 30/10/2014 16:17

A Guarda Municipal finalizou na manhã de hoje (30) o curso de Operações de Controle de Distúrbios, com a apresentação de 100 guardas. O curso preparatório, com carga horária de 20 horas e ministrado pelo instrutor Almiro Carvalho Silva, teve como objetivo preparar a guarda para situações de crises.

Um novo grupo será treinado daqui a 30 dias e, até o final de novembro, de acordo com o comandante da Guarda Municipal Valério Azambuja, serão 200 guardas formados. “Eles serão distribuídos em para atividades normais nas bases operacionais e, caso acionados, se reunirão em 20 minutos”.

O comandante ainda acrescentou que a nova sede da Guarda Municipal, instalada no Bairro Costa e Silva, na antiga sede do hipermercado Atacadão, ainda não está com a estrutura completa. “Estamos aguardando a finalização da parte elétrica, hidráulica e as divisórias”, alegou Azambuja, dando um prazo de até 30 dias para ser resolvido.

Também em novembro, o comandante da guarda revelou que até o dia 20 será tramitado na Câmara Municipal a transformação da Guarda Municipal em Secretaria de Segurança, em conjunto com a Defesa Civil e a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Os guardas atuarão no trânsito da Capital, para tentar suprir a falta de agentes. “A Agetran hoje possui um quadro insuficiente e os guardas municipais, treinados para atuar no trânsito, serão mantidos até que a estrutura seja adequada administrativamente e seja possível a abertura de novos concursos para agente dê transito”, comentou Azambuja.

Nos siga no Google Notícias