Capital

Guarda afirma que coletor de lixo agrediu equipe durante abordagem

"Guardinhas de merda, vão trabalhar", seria uma das frases que homem usou para ofender guardas municipais

Ana Oshiro | 13/11/2020 11:39

A Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) afirma que foi um dos três coletores de lixo quem agrediu a equipe da GCM (Guarda Civil Metropolitana). O caso ocorreu no final da noite de quinta-feira (12) no Jardim Tijuca, região sul de Campo Grande.

De acordo com a nota à imprensa, os três coletores estavam na calçada, no momento da abordagem um deles, que estava trajando apenas calça, começou a ofender a equipe da GCM e passou a se portar de maneira agressiva.

Segundo o boletim de ocorrência, registrado pela GCM, o homem, de 31 anos, fez gestos obscenos para a guarnição, mostrando o dedo, o coletor também teria falado "guardinhas de merda, vão trabalhar".

Diante dos fatos, os guardas fizeram a abordagem e busca pessoal desse único coletor, quando o homem, visualmente alterado e bastante agressivo, dizia "vocês não são polícia e não podem me abordar e nem encostar a mão em mim". Conforme nota à imprensa, a guarnição foi chamada pelos moradores do bairro.

Após abordagem, foi feita a checagem criminal e constatado que ele possuía passagens criminal quando era menor de idade, além do homem ter dívidas com a justiça. Ele não foi encaminhado para a delegacia, pois a lei proíbe a prisão cinco dias antes das eleições.

Os coletores registraram boletim de ocorrência na Polícia Civil, alegando que foram agredidos pelos guardas municipais sem motivo. Conforme nota à imprensa, a Sesdes determinou abertura imediata de procedimento para apurar as divergências entre os fatos registrados.

A Sesdes informa que repudia veemente quaisquer condutas violentas e, caso as denúncia de abuso e excesso por parte dos guardas sejam confirmadas, determinará o afastamento imediato dos envolvidos, aplicando as penalidades previstas.

Nos siga no Google Notícias