Capital

Governo lança amanhã plano de políticas públicas para a população indígena

Flávia Lima | 26/04/2015 16:35
Subsecretária de Políticas Indígenas, Silvana Dias. Foto: (Divulgação)
Subsecretária de Políticas Indígenas, Silvana Dias. Foto: (Divulgação)

A Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), por meio da Subsecretaria de Políticas Indígenas, lança nesta segunda-feira (27), uma série de ações com o objetivo de dar visibilidade às culturas indígenas de Mato Grosso do Sul, além de promover uma discussão sobre os problemas enfrentados pelos povos indígenas.

Entre as atividades que serão anunciadas a principal é a elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para a População Indígena, com previsão de entrega até novembro deste ano. De acordo com a subsecretária de Políticas Indígenas, Silvana Dias, o documento será um dos primeiros do País e terá um papel fundamental não apenas no aspecto de ações políticas, mas também no reconhecimento à luta do movimento indígena.

Nos primeiros quatro meses do ano foram visitadas mais de oito aldeias e realizados diversos acompanhamentos na entrega de cestas alimentares pela Subsecretaria de Políticas Indígenas. “Nós temos a segunda maior população indígena do país, com aproximadamente 75 mil índios. Ações de protagonismo para esses povos são de extrema importância para o desenvolvimento social do Estado”, destaca a vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto.

As ações de lançamento contarão com apresentações culturais e acontecerão no Centro Cultural José Otávio Guizzo e na terça-feira (28), no Museu da Imagem e do Som (MIS).

O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na Rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho. Já o Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar, no centro. Ambos os eventos são abertos ao público.

Nos siga no