Capital

Garis voltam ao trabalho, mas mantém ameaça de greve para esta terça-feira

Ricardo Campos Jr. e Bruna Kaspary | 09/10/2017 09:48
Caminhão deixa Solurb depois que sindicato convenceu trabalhadores a retomarem atividades (Foto: Bruna Kaspary)
Caminhão deixa Solurb depois que sindicato convenceu trabalhadores a retomarem atividades (Foto: Bruna Kaspary)

Os funcionários da Solurb, empresa responsável pela coleta de lixo em Campo Grande, voltaram ao trabalho na manhã desta segunda-feira (9) e decidiram adiar para amanhã o início da greve pelo atraso dos salários. Os trabalhadores chegaram a se recusar a deixar o pátio pela manhã, mas foram orientados pelo sindicato que os representa a prosseguirem com as atividades.

Isso porque os patrões foram notificados no sábado sobre a ameaça de paralisação e pela lei, são necessárias 72 horas até o início da manifestação. O movimento poderia ser declarado irregular se começasse antes.

Se o salário não cair na conta no decorrer do dia, não haverá coleta de lixo na Capital amanhã, já que 100% do efetivo promete cruzar os braços. Será mantido apenas o recolhimento dos resíduos hospitalares pelo risco de contaminação.

Em reunião com representantes da Secretaria de Finanças, a Solurb disse não ter recebido do município o repasse mensal, o que atrasaria a folha de pagamento até o dia 10 de outubro. Os funcionários normalmente recebem no quinto dia útil, ou seja, na última sexta-feira.

Os patrões emitiram um documento alertando o sindicato sobre a situação e a resposta foi a ameaça de greve.

A equipe de reportagem questionou a prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, sobre o atraso no depósito para a empresa, mas até o fechamento da matéria a administração municipal não havia se manifestado.

O Campo Grande News também tentou falar com a Solurb. A empresa prometeu localizar algum dirigente para comentar a ameaça de greve e até a publicação desta reportagem não houve retorno.

Nos siga no