Capital

Funsat vai capacitar 400 catadores para trabalhar em usina de triagem

Aline dos Santos | 26/06/2015 10:55
Catadores têm capacitação para trabalho em UTR. (Foto: Marlon Ganassin/PMCG)
Catadores têm capacitação para trabalho em UTR. (Foto: Marlon Ganassin/PMCG)

A Funsat (Fundação Social do Trabalho) pretende capacitar 400 catadores para trabalharem na UTR (Usina de Triagem de Resíduos). Eles serão retirados da área de transição, um lixão no aterro sanitário Dom Antônio Barbosa II, em Campo Grande. 

A fundação oferece cursos que explicam o cooperativismo e destacam aos trabalhadores as vantagens de integrar um sistema de trabalho coletivo. Atualmente, três cooperativas atuam numa instalação temporária. Quando a usina for inaugurada, a infraestrutura vai contar com vários galpões, quatro esteiras, cada uma com 24 estações de trabalho, banheiros, refeitório, novas máquinas de prensa e empilhadeiras. A UTR pode funcionar em três turnos de 8h.

“O fechamento dessa área significa o fim de um trabalho degradante, periculoso e desprovido de amparo legal, previdenciário. Com a transição para a UTR, nós teremos esses trabalhadores em condições dignas de exercerem suas atividades laborais, com a garantia de seus direitos”, afirma, por meio da assessoria de imprensa, o diretor-presidente da Funsat, Cicero Ávila de Lima.

A prefeitura auxiliará os catadores em todo trâmite para composição de cooperativas, custeando as taxas burocráticas necessárias para criação e disponibilizando assessoria, consultoria e apoio para que as novas cooperativas se consolidem.

A partir da próxima segunda-feira o serviço de coleta seletiva de resíduos sólidos em Campo Grande será ampliado. Dos 32 mil domicílios que atende atualmente, em 120 bairros, o serviço passará a contemplar 100 mil residências, o que corresponde ao recolhimento do lixo produzido por 182,6 mil pessoas. Ao todo, a cidade produz 800 toneladas de lixo por dia.

Nos siga no