Capital

Funcionários suspendem limpeza em postos de saúde até receberem salários

Responsáveis por limpeza de postos de saúde estão sem receber e paralisaram atividades nesta segunda-feira

Yarima Mecchi e Rafael Ribeiro | 12/12/2016 11:51
Funcionárias estão aguardando pagamento 'cair' na conta. (Foto: Fernando Antunes)
Funcionárias estão aguardando pagamento 'cair' na conta. (Foto: Fernando Antunes)

Os funcionários que fazem a limpeza e conservação dos postos de saúde de Campo Grande não vão voltar ao trabalho enquanto a empresa Mega Serv - terceirizada pela Prefeitura de Campo Grande para prestar o serviço - não pagar o salário referente ao mês de novembro. A categoria fez uma paralisação na sexta-feira (9) e retomou as manifestações nesta segunda-feira (12).

Cerca de 300 funcionários estão na frente do sindicato STEAC-MS (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Anseio e Conservação de Mato Grosso do Sul) e aguardando o depósito do pagamento. Conforme o presidente do sindicato, Wilson Gomes da Costa, na sexta-feira a empresa prometeu pagar até às 16h, o que não aconteceu, e hoje a promessa era até às 11h, mas também não foi cumprida.

"A empresa alega que a prefeitura atrasou o repasse e por isso não pagou os funcionários. A prefeitura pagou hoje de manhã e eles prometeram pagar até às 11h, mas não foi depositado ainda", ressaltou.

A categoria que recebe entre R$ 880 e R$ 1000 por mês alega que os atrasos são comuns, mas não faziam manifestações com medo de serem demitidos. "Mês passados recebemos no dia 20. O pessoal tem medo, são pressionados", disse uma funcionária que não quis se identificar.

Ela destaca que consegue pagar as contas em dia com a ajuda da filha que trabalhar e ajuda em casa, mas caso contrário pagaria atrasado. "Eles não tem compromisso nenhum com a gente, nos trata como lixo, mas a gente tem compromisso com nosso trabalho. Temos nossas obrigações".

De acordo com o sindicato, apenas os novos trabalhadores da empresa não aderiam a paralisação com medo de serem demitidos.

Nos siga no