Capital

Fios caídos na Mato Grosso fazem moradores bloquearem pista com sacos de lixo

Ninguém na região sabe como os fios arrebentaram, ou quando isso aconteceu

Geisy Garnes e Cleber Gelio | 31/12/2021 15:32
Sacos de lixo bloqueiam pista da Avenida Mato Grosso (Foto: Cleber Gelio)
Sacos de lixo bloqueiam pista da Avenida Mato Grosso (Foto: Cleber Gelio)

Fios caídos em plena Avenida Mato Grosso fizeram com que moradores improvisassem o bloqueio da pista com sacos de lixo nesta sexta-feira (31). A “sinalização” obriga os motoristas que seguem em direção ao Parque dos Poderes desviarem o caminho pela Travessa Zezé Flôres e exige cuidado de quem faz o trajeto contrário.

Os cabos caídos nas duas pistas da avenida pertencem a rede de telefonia. Ninguém na região sabe como os fios arrebentaram, ou quando isso aconteceu, mas para evitar acidentes, moradores resolveram bloquear a via por conta própria entre as ruas Hermelita de Oliveira Gomes e Zezé Flôres.

Em sentido Centro, apenas uma pista está liberada (Foto: Cleber Gelio)

Com sacos de lixo, fecharam completamente a pista em sentido ao Parque dos Poderes. Também usaram sacos e caixotes de madeira para interditar parte da via em direção ao Centro da Capital.

Por conta disso, os motoristas que seguem para o bairro precisam entrar na Travessa Zezé Flôres. Quem vai para o Centro ainda consegue passar pela Mato Grosso, mas apenas uma das pistas está liberada.

A situação caótica das fiações na cidade foi alvo de diversas reportagens no Campo Grande News. Além da poluição visual, o problema com caminhões que se enroscam na fiação é frequente, deixando moradores e comerciantes sem energia, internet e telefone.

Para tentar solucionar o problema, a Lei Complementar 348 foi publicada pela Câmara em 4 de abril de 2019. O texto obriga que tanto a concessionária de energia elétrica quanto empresas que utilizam os postes devem seguir normas técnicas e regularizar as estruturas com a retirada da fiação excessiva. A lei deveria ser regulamentada em 90 dias, o que ainda não ocorreu.

Segundo a administração municipal, a fiscalização de energia elétrica é responsabilidade da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Já a agência nacional afirma que a responsabilidade pela manutenção dos postes e redes telefônicas é dividida entre as empresas proprietárias dos mesmos e as operadoras que os alugam para a instalação de fios.


Nos siga no