Capital

Feriado da Independência será de vacinação em três pontos da Capital

Campanha da poliomielite foi prorrogada por baixa adesão em Campo Grande

Gabrielle Tavares | 06/09/2022 18:14
Feriado da Independência será de vacinação em três pontos da Capital
Vacinação em público infantil está baixa em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vai abrir três pontos de vacinação para quem quiser aproveitar o feriado de 7 de setembro para se vacinar contra a covid-19 ou Influenza. O plantão será das 7h30 às 17h, na UBS Dona Neta, USF Moreninha e UBS 26 de Agosto. 

Além disso, serão aplicadas também as doses de reforço da vacina via oral contra a poliomielite. “As crianças entre 1 e 4 anos devem ser vacinadas indiscriminadamente, mesmo se tiverem recebido um ou mais reforço da vacina há pelo menos 30 dias”, explicou o secretário, José Mauro Filho. 

A campanha foi prorrogada hoje (6) pelo Ministério da Saúde, devido à baixa adesão da população. Em Campo Grande, apenas 12,7% do público alvo contra poliomielite foi vacinado, o que corresponde a 7.290 crianças vacinadas. 

“O país não registra casos novos de poliomielite há cerca de 30 anos, mas o vírus ainda é circulante em outros países, o que ainda é representa um risco à saúde pública”, explica.

 Covid-19 - A quarta dose (D4) da vacina contra o novo coronavírus está disponível para pessoas acima de 35 anos, imunossuprimidos maiores de 18 anos e trabalhadores da saúde. Para isso, o cidadão deve ter tomado a terceira dose (D3) há pelo menos quatro meses. 

Adolescentes imunocomprometidos a partir de 12 anos e pessoas maiores de 18 anos sem comorbidades podem receber a D3 caso tenham tomado a segunda dose (D2) há quatro meses, e os maiores de 18 anos imunocomprometidos, há pelo menos 28 dias. 

E quem busca a segunda dose, deve observar as datas marcadas no cartão de imunização. No caso da primeira dose, a recomendação é se cadastrar no site da prefeitura.  Já aquele que tomou outras doses em outros municípios também precisa se cadastrar.

Nos siga no Google Notícias
Veja Mais