Capital

Família deixa ração para cães, mas abandona idosa trancada e só com arroz azedo

Alimento que estava em panela, na cozinha, apresentava cheiro e características de estragado

Liniker Ribeiro e Clayton Neves | 05/03/2021 14:27
Idosa mostra panela de arroz, único alimento deixado por familiares; alimento apresentava cheiro azedo (Foto: Paulo Francis)
Idosa mostra panela de arroz, único alimento deixado por familiares; alimento apresentava cheiro azedo (Foto: Paulo Francis)

Paciente psiquiátrica, idosa, que não será identificada, foi encontrada por vizinhos, em rua do Bairro Alves Pereira, região sul de Campo Grande, trancada e sem alimentação em bom estado de conservação. Polícia precisou ser acionada para destrancar a mulher, deixada apenas com uma panela de arroz, com cheiro e características de azedo. Apenas os três cachorros da família estavam com reserva de ração.

A situação foi denunciada logo no início da manhã, por volta das 8h30. Sozinha em casa, a idosa, que não soube nem mesmo dizer a idade, afirmou morar com a irmã mais nova e sobrinha. Porém, as duas saíram da residência na tarde de ontem, por volta das 16h30, com previsão de retorno apenas para o início da próxima semana.

“É recorrente ela ficar sozinha e trancada”, disse vizinho, que não quis se identificar. Segundo ele, pela manhã, a idosa foi encontrada tentando pular o muro, tentando escapar. Ao ver os vizinhos, a mulher, inclusive, retornou para dentro de casa, onde pegou pequena bolsa e algumas peças de roupas, na tentativa de deixar o lugar.

Idosa em frente de casa, já com portão aberto, após denúncia de abandono (Foto: Paulo Francis)

Policiais militares foram acionados e abriram a residência. Dentro, a geladeira foi encontrada vazio, sem nem mesmo água, e apenas uma panela com arroz, em cima do fogão. Pelo cheiro, acredita-se que o alimento estava estragado, o que a própria morador revelou.

“Me deu fome, fui comer mas acabei passando mal”, disse.

A mulher também afirmou que as familiares deixaram ela sozinha para participar de aniversário no interior do Estado, na cidade de Aquidauana, a 135 quilômetros da Capital. O retorno programado seria para a próxima segunda-feira.

Na casa, de dois quartos, o cômodo onde a idosa dorme possui apenas uma cama, com algumas peças de roupas. Em outro quarto, trancado, havia TV e alguns alimentos. “Ela é ruim para mim, é malvada, não me deixa nem assistir TV”, afirmou a idosa, sobre uma familiar que também estaria morando na casa.

Após a suspeita de abandono, equipes da prefeitura foram acionadas e, segundo apurado pela reportagem, servidores da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) estão acompanhando o caso. A reportagem solicitou informações sobre o atendimento oferecido a idosa e a secretaria informou que uma equipe da unidade de saúde foi até o local. 

A secretaria também afirmou que a mulher parece lúcida, mas estava reclamando de fome. A princípio não há como dizer se de fato ela sofria maus-tratos, porém a situação é de abandono.

O caso foi denunciado para que seja investigado.

Três cães faziam companhia para idosa; animais estavam bem alimentados, apesar de sujeira em volta (Foto: Paulo Francis)
No quarto da idosa, cama e algumas peças de roupas (Foto: Paulo Francis)


Nos siga no