Capital

Família de mãe que fez parto às pressas diz que foi avisada de falta de remédio

Em estado grave, paciente teve fungos no pulmão e agora vai precisar fazer traqueostomia

Clayton Neves | 20/04/2021 18:14
Família de mãe que fez parto às pressas diz que foi avisada de falta de remédio
Arthur na incubadora e Lilian ainda na máscara de oxigênio. (Foto: Direto das Ruas)

Familiares de Lilian Gonçalves de Souza, a mãe que precisou fazer uma cesárea de urgência após ser diagnosticada com covid-19, temem que a auxiliar de dentista não tenha acesso a um antibiótico que precisa tomar na luta que trava contra a doença. Segundo eles, equipe do Hospital Regional informou a família que o medicamento acabou na rede pública de saúde.

“Disseram que está em falta e não tem nem na Santa Casa tem, só no particular. Estão esperando a reposição do estoque que talvez pode ser feita amanhã, mas não é certeza”, conta a amiga, Dayane Silva Gomes.

O medicamento que Lilian precisa para o tratamento é o Polimixina B. O indicado é que ela tome quatro ampolas por dia durante 10 dias, um total de 40 frascos.

Segundo Dayane, que é madrinha do pequeno Arthur, filho de Lilian, o quadro da auxiliar de dentista ainda é muito grave. Amanhã ela deve passar por procedimento de traqueostomia, já que segue precisando da capacidade máxima de oxigênio nos pulmões. 

“Ela teve fungos e o antibiótico está demorando a fazer efeito. Esse remédio que ela precisa é muito importante. Estamos desesperados”, explica. Dayane.

Nós procuramos a Secretaria Estadual de Saúde para saber sobre a falta do remédio e aguardamos retorno

Parto de Emergência - Lilian estava grávida de sete meses quando começou a ter sintomas de covid-19 e foi fazer o exame. Ela passou mal e precisou ser intubada, por isso o parto cesárea foi feito às pressas. 

A mãe não chegou nem a conhecer o pequeno Arthur, pois teve que ser sedada para o parto e a intubação. Agora o bebê está sob os cuidados das enfermeiras do Hospital Regional.

Nos siga no
Veja Mais