Capital

Falta vacina contra gripe suína na maior parte dos postos de saúde

Elverson Cardozo | 09/07/2012 16:20

Procura pela vacina contra gripe dispara após imunização de grupos prioritários

Imunização começa a faltar nas unidades básicas de saúde. (Foto: Minamar Junior)
Imunização começa a faltar nas unidades básicas de saúde. (Foto: Minamar Junior)

A procura pela vacina contra a gripe suína disparou em Campo Grande depois que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) encerrou a campanha destinada aos grupos considerados prioritários e expandiu o trabalho de imunização a todas as faixas etárias. O resultado disso é que as doses estão em falta na maior parte das unidades de saúde procuradas pelo Campo Grande News

Gerente de imunização na Sesau, Erci Hirota, afirmou que as 150 mil doses da vacina que Campo Grande recebeu do Ministério da Saúde já foram distribuídas, mas o atendimento continua até o fim dos estoques nas unidades de saúde espalhadas pela cidade.

A procura, segundo a gerente, aumentou depois que a vacina foi disponibilizada para todas as faixas etárias, fora dos grupos de risco, que eram as crianças, gestantes, idosos, profissionais da saúde, indígenas e o público com doenças crônicas.

Na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Enio Cunha, no bairro Guanandi, as 400 doses da vacina que chegaram na sexta-feira (6) acabaram no outro dia, no sábado (7) pela manhã.

O gerente da unidade, Cleyson Borges Tormena, de 31 anos, afirmou que a demanda aumentou desde a semana passada. Procura superior, inclusive, à época em que a dose estava disponível apenas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Próximo dali, na UBS Dona Neta, cartazes indicam que a imunização já está em falta. Cerca de 300 pacientes foram vacinados na unidade desde a semana passada. O total, somando ao tempo regular da campanha, chega a quase 2 mil pacientes.

Procura aumentou depois que Sesau ampliou abrangência da campanha. (Foto: Minamar Junior)

Gerente da unidade, Fabrini de Oliveira Macedo, de 33 anos, afirmou que a procura aumentou significativamente há 1 semana. Fabrini atribui a demanda às recentes mortes em decorrência da doença que foram notificadas pela Sesau e noticiadas em vários jornais de Campo Grande. “Se coloca um caso na mídia o povo fica enlouquecido”, disse.

Só nesta segunda-feira (9), cerca de 50 pessoas procuraram o setor de vacinação, mas a dose já está em falta. A previsão é que um novo estoque, com 100 unidades, chegue ainda hoje para garantir a 2ª fase de imunização de crianças.

Técnica de enfermagem na USB Dona Neta, Gisela Batista, de 29 anos, disse que muitos pacientes chegam a unidade comentando sobre a doença.

Mas a procura, afirmou, aumentou em todas as unidades. Na UBS do bairro Tiradentes, onde faz plantão, as 500 doses que chegaram na manhã de sábado saíram no mesmo dia. “Às 15h já não tinha”.

Nos siga no