Capital

Evite falar mal das pessoas, orienta arcebispo neste início de Quaresma

Fiéis inciam período que antecede principal data do calendário católico

Mayara Bueno e Richelieu de Carlo | 01/03/2017 11:30
Igreja Perpétuo Socorro lotada de fiéis, que começam Quaresma em novenas a cada hora. (Foto: André Bittar).
Igreja Perpétuo Socorro lotada de fiéis, que começam Quaresma em novenas a cada hora. (Foto: André Bittar).
Recado de arcebispo dom Dimas Lara Barbosa é para não restringir penitência à alimentação. (Foto: André Bittar).

A restrição em tempo de Quaresma não deve se restringir à alimentação, mas também às palavras que saem da boca, orienta o arcebispo de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa. Esta quarta-feira de Cinzas marca o início do período que antecede a principal celebração do cristianismo, que é a Páscoa.

Lotada de fiéis, a Igreja Perpétuo Socorro, na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande promove novenas a cada hora. O período termina no domingo de Ramos, em 9 de abril, anterior ao domingo de Páscoa. Nesta época, os católicos se voltam à reflexão e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e o sofrimento pelo qual suportou na cruz.

“Devemos fazer o que o Papa já disse, para as pessoas não apenas restringirem a questão da alimentação, mas, por exemplo, restringirem a língua, pararem de falar mal das pessoas, evitar fofoca, preservar o silêncio”, listou.

Em paralelo a isso, o cristão também deve ter ações propositivas, como ser mais generoso, respeitar uns aos outros e ser mais misericordiosos com o irmão.

Estudante de 21 anos escolheu parar de ingerir bebida alcoólica durante a Quaresma. (Foto: André Bittar).
Rosa Rocha Ribeiro, dona de casa de 46 anos, cortará a dança. (Foto: André Bittar).

Representando o sofrimento de Cristo pela humanidade, a Quaresma deve ser tempo de jejuar e refletir, para Alaydes Almeida, aposentada de 79 anos. “Este tempo representa tudo”. De família católica, ela afirma que frequenta a igreja desde 1977, quando se mudou para Campo Grande.

Neste período, a fiel diz cortar apenas carne, uma vez que já não bebe normalmente. “Eu sei me guiar. Tem gente que vai na igreja, mas fora faz outras coisas. Tem que fazer o dever meu dever de católica. Ir à igreja, refletir e jejuar”.

A Quaresma para o estudante Lucas de Oliveira, 21 anos, será sem bebida alcoólica, restrição que pretende seguir o restante do ano, mesmo reconhecendo ser difícil. “A época de Quaresma é momento que de fazer avaliação da minha vida, mas a penitência não deve acontecer apenas neste período e sim contínuo o resto do ano. Todo ano procuro cortar algo que atrapalha a minha vida dele e que faz mal”.

Rosa Rocha Ribeiro, dona de casa de 46 anos, cortará as idas ao clube de dança, nas quartas e sextas-feiras não comerá carne e quinta e sexta santas jejuará até às 18 horas. “Este período representa o temor a Deus”.

Católicos escolhem alimentos ou atitudes para cortar durante o período. (Foto: André Bittar).
Nos siga no