Capital

Evento em Campo Grande comemora os 50 anos da regulamentação da Psicologia

Nyelder Rodrigues e Helton Verão | 27/08/2012 20:09
Evento reuniu diversos psicólogos no Rubens Gil de Camillo para acompanhar palestras, homenagens e palestras (Foto: Rodrigo Pazinato)
Evento reuniu diversos psicólogos no Rubens Gil de Camillo para acompanhar palestras, homenagens e palestras (Foto: Rodrigo Pazinato)

O Conselho Regional de Psicologia comemora nesta segunda-feira (27) os 50 anos da regulamentação da profissão no Brasil, com um evento no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.

Conforme o presidente do conselho, Carlos Afonso Medeiros, o Brasil tem a maior classe de psicólogos do mundo, com cerca de 220 mil profissionais, sendo 90% desse total de mulheres. “Fomos regulamentados pela Lei 4.119, de 1962. Nascemos no seio da ditadura”, conta.

Carlos Afonso explica que anteriormente a psicologia era tachada como elitista, mas que foi se popularizando ao longo do tempo.

“Durante esses 50 anos, a profissão se democratizou junto com o Brasil. Saiu dos consultórios e aproximou-se do povo através das lutas pelas garantias dos direitos humanos, democracia, liberdade, respeito e diversidade, além da subjetividade”, afirma o presidente do conselho regional.

Para ele, a perspectiva é que no futuro a profissão ocupe mais espaço nas políticas públicas, saúde, educação e justiça, também colaborar mais em ocasiões de emergências e desastres. “Além disso, vamos continuar desmistificando a psicologia como uma profissão e ciência das elites. Vamos popularizar a área cada mais em outras camadas sociais”.

Palestras e lançamentos - Durante o evento desta segunda-feira (27), serão realizadas palestras, homenagens e lançamentos de livros. As atividades começaram nesta tarde e continuam nesta noite.

O Conselho Regional de Psicologia organiza o Colóquio Estadual de Psicologia Escolar e Educacional, que conta com palestra da professora da Universidade Estadual de Maringá-PR (UEM), Marilda Facci.

Além dela, o professor da Universidade de Brasília (UnB), Mário Cesar Ferreira, também conversa com os participantes do evento, na palestra “Psicologia e Psicólogos Brasileiros no Limiar do Século XXI: Problemas e Desafios no Exercício da Profissão”, marcada para começar às 19h.

Já os livros lançados no evento foram o “Tosco”, que é resultado de pesquisa desenvolvida em todo Estado onde foi possível traçar um raio X da juventude sul-mato-grossense, "Saberes, processos e práticas do Psicólogo Escolar/Educacional", "Psicologia Social e Políticas Públicas: Contribuições e Controvérsias" e "Qualidade de vida no Trabalho - uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores".

Personagens que contribuíram com a psicologia no Mato Grosso do Sul também estão sendo homenageados, tanto do desenvolvimento da ciência e profissão, como os profissionais formados nas primeiras turmas dos cursos de Psicologia do Estado. No encerramento, será feita uma apresentação de música sul-mato-grossense.

Nos siga no