Capital

Esteticistas comemoram regulamentação da profissão na Capital

Fernando da Mata | 20/11/2011 13:19

Segundo a Apecsul, cerca de 9 mil esteticistas atuam no estado e 70% dos salões e centros estéticos não são regulamentados

Esteticistas na Praça do Rádio Clube(Foto: Simão Nogueira)
Esteticistas na Praça do Rádio Clube(Foto: Simão Nogueira)

Cerca de 70 esteticistas celebraram o Dia Nacional da classe, na manhã deste domingo (20), na praça do Rádio Clube, Centro de Campo Grande. Porém, os profissionais tiveram outro motivo para comemorar: a regulamentação da profissão com a criação do Conselho Regional de Biomedicina e Estética.

A professora do curso superior de Estética da Anhanguera/Uniderp, Gabriela Franco Tuller, ressaltou que a luta pela regulamentação ocorre há vários anos. “A gente comemora porque nosso maior problema é o fato de salões e centros estéticos atuarem com profissionais sem curso superior ou técnico”, explicou a docente.

Um dos fatores ressaltados na manifestação é a luta contra os serviços estéticos oferecidos por compra coletiva. Segundo a professora da Anhanguera/Uniderp, em média, 30 pessoas queimadas por aparelhos estéticos fazem denúncia todos os dias.

A diretora de eventos da Associação Profissional dos Esteticistas e Cosmetólogos do Mato Grosso do Sul (Apecsul), Sônia Pessoa, disse que os profissionais sem formação terão que se enquadrar. “Quem não tem curso, vai passar por avaliação teórica e prática”, enfatizou Sônia.

Em Mato Grosso do Sul, existem cerca de 9 mil esteticistas atuando, de acordo com a Apecsul. De acordo com a entidade, 70% dos salões e centros estéticos não são regulamentados.

Índice que vai se reverter com a regulamentação, segundo a presidente da Apecsul, Joana Aguirre do Amaral. “Vai ser fiscalizado de porta em porta, agora nós temos respaldo”. A chefe da associação frisou ainda que, inicialmente, serão disponibilizados cinco fiscais.

Nos siga no