Capital

Estátua de Manoel será instalada no dia em que poeta faria 101 anos

Monumento foi entregue há meses, mas indefinição sobre local e adequação de espaço adiaram instalação

Mayara Bueno | 14/12/2017 18:50
Local está sendo preparado para receber estátua, no cruzamento da Afonso Pena com a Rui Barbosa (Foto: Paulo Francis)
Local está sendo preparado para receber estátua, no cruzamento da Afonso Pena com a Rui Barbosa (Foto: Paulo Francis)

A instalação da estátua do poeta Manoel de Barros finalmente tem data. Conforme a secretaria de Cultura e Turismo de Mato Grosso do Sul, o monumento em homenagem ao ícone da poesia será colocado em 19 de dezembro, mesma dia em que completaria 101 anos, às 8 horas.

A homenagem, feita pelo artista Victor Henrique Woitschach e encomendada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, será colocada no canteiro da avenida Afonso Pena, com a rua Rui Barbosa, em Campo Grande.

A nova data saiu depois de pelo menos duas previsões. A princípio, quando foi entregue ao governo estadual, a estátua seria colocada em 26 de agosto, quando a Capital faz aniversário.

Porém, o primeiro local escolhido - ainda na Afonso Pena, mas na frente do Hotel do Exército - foi questionado na Justiça por ali se tratar de um sítio histórico militar. A prefeitura de Campo Grande já havia arrumado o espaço para receber a homenagem, na ocasião.

Depois, nova previsão dava conta de que 11 de outubro, criação do Estado, o monumento estaria disponível. Além disso, o Executivo estadual teve de escolher o local, já que houve o impedimento do primeiro espaço.

Neste período, o 'poeta' peregrinou do Marco (Museu de Arte Contemporânea) a eventos como a de comemoração da criação de MS. 

Manoel de Barros nasceu em Cuiabá, Mato Grosso em 19 de dezembro de 1916. Depois, mudou-se para Corumbá e terminou seus dias em Campo Grande, onde faleceu em 13 de novembro de 2014. A primeira obra publicada foi em 1937, intitulada “Poemas Concebidos sem Pecado”.

Nos siga no