Capital

Estado tem alerta de temporais com granizo e rajadas de vento

Kleber Clajus | 12/11/2014 14:33
Chuvas serão reduzidas a partir de sexta-feira na Capital e interior (Foto: Marcos Ermínio)
Chuvas serão reduzidas a partir de sexta-feira na Capital e interior (Foto: Marcos Ermínio)

Mato Grosso do Sul possui alerta, nesta quarta-feira (12), para chuva acompanhada de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento, conforme o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos). Somente em Campo Grande, o acumulado de chuvas no mês soma 78,8 milímetros com temperaturas entre 19ºC e 29ºC.

Durante a manhã, Dourados teve registro de queda de granizo e em Corumbá o vento chegou a 70 quilômetros por hora, derrubando nove árvores. Já Coxim apresentou pontos de alagamento. No restante do dia ainda podem ocorrer ventos entre 60 e 90 quilômetros por hora, bem como queda de granizo e descargas elétricas.

Cátia Braga, meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos), esclarece que o período chuvoso é decorrente do calor e da ação de canal de umidade proveniente da amazônia. Há ainda tendência de que as precipitações sejam reduzidas a partir de sexta-feira (14), quando o céu fica aberto e as temperaturas voltam a elevar-se.

Na Capital, conforme a meteorologista, o acumulado das chuvas até às 11h somou 35,6 milímetros, totalizando no mês 78,8 milímetros. A média para novembro é de 206,5 milímetros, medida por estação monitorada pelo Cmtec.

Em relação ao interior, Ponta Porã registra maior índice de precipitação com média de 167,08, seguida por Itaquiraí com 162,8 milímetros.

Nos siga no