Capital

Espaço da Cidade do Natal será cedido para feira de artesanato

A ideia é que em agosto, seja realizada o primeiro evento, em comemoração ao aniversário da cidade

Lucas Junot | 08/07/2017 17:12
Secretária municipal de cultura e turismo, Nilde Brun, durante reunião com artesãos, na Câmara Municipal (Foto: Lucas Junot)
Secretária municipal de cultura e turismo, Nilde Brun, durante reunião com artesãos, na Câmara Municipal (Foto: Lucas Junot)
Lugar servia às festividades de fim de ano em Campo Grande.

Área pública do governo do Estado, o espaço onde funciona anualmente a Cidade do Natal, nos altos da Afonso Pena, será cedido à Prefeitura de Campo Grande. A notícia foi dada neste sábado (8) pela secretária municipal de cultura e turismo, Nilde Brun, durante reunião com artesãos na Câmara Municipal.

De acordo com a secretária, as negociações junto ao governo já estão bem avançadas. A ideia é que o espaço abrigue a primeira feira de artesanato entre as comemorações do aniversário da cidade, ainda em agosto.

Nilde disse que será elaborado um termo de parceria entre o município e o estado. “O secretário estadual Jaime Verruk me disse que nunca foi elaborado um termo de parceria para aquela área. Nós vamos elaborar um termo de cedência para a Prefeitura”, revelou.

Nilde se comprometeu a viabilizar a construção de banheiros no local. Ainda de acordo com a secretária, o projeto está em fase de estudos, já que a área é regida pelo mesmo plano de manejo que o Parque das Nações Indígenas, que impõe algumas limitações técnicas quanto ao uso, em função da preservação ambiental.

O vereador Valdir Gomes (PP), que participou da reunião, ressaltou que o local está abandonado, mas recomendou que os artesãos aproveitem a cessão. “Logo virá reforma e vai ficar ótimo”, adiantou.

De acordo com a presidente da Artems (Associação dos Artesãos de Mato Grosso do Sul), Bia Barros, 488 profissionais estão devidamente inscritos regularmente no Estado.

Regulamentação – De acordo com a presidente da Artems, 30 artesãos de Mato Grosso do Sul vão a Brasília no dia 27 de agosto, onde participarão de uma delegação com os outros 26 estados do país para participar da elaboração do projeto que regulamenta a profissão.

Eles viajarão em um ônibus leito patrocinado pelo governo do estado e terão as despesas de hospedagem e alimentação custeadas pela Confederação dos Artesãos.

Nos siga no