Capital

Equipes de saúde buscam crianças não vacinadas em casa ou por telefone

Secretaria quer sensibilizar pais, pois menos de 4% do público estimado de 25,8 mil crianças tomaram vacina

Caroline Maldonado | 28/07/2022 09:26
Criança recebe dose de vacina em unidade de saúde da Capital. (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Criança recebe dose de vacina em unidade de saúde da Capital. (Foto: Divulgação/Prefeitura)

De casa em casa ou por telefone, servidores das unidades de saúde buscam crianças que ainda não tomaram dose da vacina contra a convid-19 e tentam conscientizar os pais da importância da imunização. Ocorre que desde a liberação da vacina para crianças de 3 a 4 anos, há pouco mais de uma semana, a procura tem sido baixa. 

Apenas 997 crianças nesta faixa etária foram vacinadas em Campo Grande, o que representa menos de 4% do público estimado em 25,8 mil. Na Capital, mais de mil crianças entre 3 e 4 anos já pegaram covid desde o início da pandemia. 

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) também tem feito ações itinerantes em shoppings. O trabalho também é para alertar os pais quanto a necessidade de vacinar as crianças com as doses de vacinas que combatem diversas outras doenças, previstas no calendário vacinal, colocando o cartão em dia. 

“Infelizmente a procura pela vacina tem sido muito baixa. Por isso nós estamos realizando esse trabalho para tentar identificar essas crianças e sensibilizar os pais e responsáveis. A vacina é um direito das crianças e é a única forma de prevenção efetiva contra a doença”, comenta o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho. 

As unidades de saúde dos bairros têm o cadastro de todas as famílias que moram na região. Com essas informações, eles fazem contato para saber sobre a vacinação. 

Vacina covid – Quem tomou as duas primeiras doses há pelo menos quatro meses e tem 12 anos ou mais, pode tomar a terceira dose, com exceção de pessoas que tenham imunocomprometimento grave. Para esses, o intervalo é de 28 dias.

Pode tomar a quarta dose, quem tomou a terceira dose há pelo menos quatro meses e faz parte de um dos seguintes públicos: pessoas com alto grau de imunocomprometimento com 18 anos ou mais, trabalhadores da saúde e pessoas com 35 anos ou mais.

As doses estão disponíveis nas unidades de saúde dos bairros, entre 7h30 e 11h, e das 13h às 16h45. Nos postos com horário estendido, a sala de vacinação funciona normalmente neste período. O calendário  com os locais pode ser consultado no site www.campogrande.ms.gov.br/sesau/vacinacg.

Nos siga no