Capital

Equipe de 200 guardas cuidará de creches, após quatro invasões nas férias

A partir desta segunda-feira (23), haverá um guarda civil municipal por unidade de ensino em Campo Grande, conforme a Semed

Alberto Dias | 22/01/2017 15:10
Aulas recomeçam dia 6 de fevereiro nas 94 escolas e 99 ceinfs da rede municipal (Foto: Marina Pacheco)
Aulas recomeçam dia 6 de fevereiro nas 94 escolas e 99 ceinfs da rede municipal (Foto: Marina Pacheco)

Faltando duas semanas para o fim das férias escolares na rede municipal, a prefeitura contabiliza quatro invasões a unidades de ensino neste período. Dois casos foram registrados nas últimas semanas, e outros dois em dezembro - todos em ceinfs (centros de educação infantil). As perdas contabilizadas em 2017 vão de computadores a materiais de expediente e até de limpeza.

Para conter os arrombamentos, roubos e depredações, uma tropa da Guarda Municipal foi destacada e chega nesta segunda-feira (23) para garantir a segurança nas 99 creches da Capital. Os guardas chegarão às unidades de ensino ainda fechadas, sem alunos, "para garantir que nada seja roubado".

É que a partir de amanhã as creches e também as 94 escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) começam a receber os alimentos que comporão a merenda de 107 mil alunos em Campo Grande. Na Suali (Superintendência de Abastecimento Alimentar), toneladas de mantimentos serão distribuídas por três caminhões baú e duas caminhonetes, diariamente às unidades, até o dia 3 de fevereiro.

Secretária de Educação, Ilza Mateus, em reunião com prefeito neste domingo (22). (Foto: Alberto Dias)

Neste domingo (22), a secretária de Educação, Ilza Mateus, esteve no gabinete do prefeito Marquinhos Trad (PSD) alinhando este e outros detalhes do complexo esquema que envolve a volta as aulas em Campo Grande. Entre eles, estão funcionários que substituirão algumas merendeiras, administrativos e outros funcionários terceirizados da Omep e Seleta. 

Ceinfs arrombados - casos constantes:       Um dos mais emblemáticos ocorridos nestas férias aconteceu em 27 de dezembro, no Ceinf Varandas do Campo. Situado na rua José Pedrossian, Jardim Centro Oeste - região sul de Campo Grande. Em plena luz do dia, na tarde de uma desta terça-feira, vândalos pularam o muro e quebraram janelas de vidro para entrar.

À polícia, a diretora da unidade contou que os invasores danificaram bebedouros, micro-ondas e quebraram todos os brinquedos das crianças. Durante a ação ainda atearam fogo nas mesas e bancos do refeitório e também em objetos eletrônicos, papeis e documentos no local. A creche, situada no Jardim Centro Oeste - região sul de Campo Grande - estava fechada e aparentemente nada foi furtado.

Nos siga no