Capital

Equipe constata formação de novo lixão em área ao lado de aterro

Na manhã de hoje, um caminhão caçamba foi flagrado despejando entulho no local

Michel Faustino | 23/11/2015 16:57
Moradores denunciaram formação de lixão ao lado de UTR. (Foto: Divulgação)
Moradores denunciaram formação de lixão ao lado de UTR. (Foto: Divulgação)

O descarte irregular de lixo em uma área pública ao lado da UTR (Unidade de Triagem de Resíduos), anexa ao aterro sanitário, em Campo Grande, chamou a atenção e tem gerado muitas reclamações de moradores da região do residencial José Teruel Filho e Dom Antônio Barbosa, ambos localizados próximos ao local.

A situação despertou a atenção também das autoridades, e com base nas denúncias dos moradores, foi montado um grupo técnico formado pelo presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Romero (Sustentabilidade), Polícia Militar Ambiental e Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), que visitou o local na manhã desta segunda-feira (23).

No momento em que o grupo vistoriava a área, um caminhão caçamba carregado de entulho foi flagrado no momento em que se preparada para fazer o descarte de entulho no local. O condutor do veículo foi advertido e notificado por crime ambiental.

Flagrante de podas de árvore, frutas e verduras, animais mortos, entulho de construção, lixo eletrônico tomam conta da área, que foi medida pela PMA para identificação via GPS. No local a presença de coletores de recicláveis também é constante, inclusive de crianças acompanhando os pais.

Extração irregular – O grupo também visitou às marges do Córrego Formiga, onde há denúncia de retirada de areia de forma irregular. Não houve flagrante da retirada, mas a técnica da Semadur apontou a ausência de mata ciliar por ação de humanos.

Embora o leito assoreado, desbarrancados e ausência de mata ciliar, há muita abundância de fauna no local como araras que constroem ninhos em troco secos de buritizal.

O proprietário deve ser identificado e ele receberá uma notificação para que faça replantio de árvore e recupere o local, bem como relatório técnico que será encaminhado para outros órgãos como o Ministério Público.

Nos siga no