Capital

Entidades realizam ações na Capital em comemoração ao Dia Mundial do Rim

Flávia Lima | 12/03/2015 07:42

A ABREC-MS e a SBN (Sociedade Brasileira Nefrologia) realizam nesta quinta-feira (12), atividades de orientação alusivas ao dia Mundial do Rim, que acontece nesta segunda semana de março. A campanha, intitulada “Previna-se” este ano tem como tema “Rins saudáveis”.

O foco é alertar a população para a adoção de hábitos saudáveis, como a ingestão de água, mudança de estilo de vida e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e obesidade.
Para mobilizar a população de Campo Grande, profissionais de saúde das entidades irão realizar atividades em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), na praça Ary Coelho, centro da Capital.

Os profissionais prestarão orientações à população durante todo o dia. Serão realizadas atividades como orientação nutricional, aferição de pressão arterial, cálculo de IMC (índice de massa corpórea), orientação para pacientes de risco (hipertensos e diabéticos) e esclarecimento sobre a doença renal crônica.

Os pacientes diagnosticados com fatores de riscos para a doença serão avaliados e submetidos a exames mais específicos.

Dados

Entre os 7 milhões a 10 milhões de diabéticos brasileiros, um terço deverá apresentar perda progressiva da função renal, segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Um em cada seis hipertensos também podem apresentar a evolução deste quadro. Outros agravantes para a doença renal crônica são a obesidade, histórico familiar, tabagismo, consumo de anti-inflamatórios não hormonais, dieta rica em proteína animal e sódio.

Mais de quinze milhões de brasileiros têm algum grau de comprometimento das funções renais, mas apenas 100 mil sabem. De acordo com a SBN entre os anos 2000 e 2014 o número pacientes renais crônicos no país teve aumento de 134%.

Nos siga no Google Notícias