Capital

Enfermeiros prometem manifestação para sábado no Centro da Capital

Nadyenka Castro | 28/03/2012 17:37

Marcha Branca é em prol da redução da jornada de trabalho

O Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul) promete para sábado uma manifestação na área central de Campo Grande.

A “Marcha de Branco: Enfermagem Unida Por Um Objetivo”, é em prol da redução da jornada de trabalho. A concentração será às 8 horas, na rua 13 de Maio, em frente ao Prontomed da Santa Casa.

A caminhada será pela rua 13 de Maio, vai passar pela Praça do Rádio Clube e seguirá até o Hemosul, onde serão feitas doações de sangue.

De acordo com a presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de MS) Helena Delgado, a manifestação visa conscientizar sobre a luta da categoria pela redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais.

Estão confirmadas caravanas de trabalhadores e estudantes da enfermagem de todo Estado.

“Atualmente a enfermagem faz em média 44 horas semanais, mas com as escalas de revezamento pode chegar a 56 horas. Uma jornada extenuante que é prejudicial aos profissionais e conseqüentemente ao atendimento em saúde”, ponderou a sindicalista.

Ela destaca que o Projeto de Lei 2.295/2000 que regulamenta a jornada de trabalho em 30 horas para a classe, já foi aprovado no Senado e está pronto para ser votado no plenário da Câmara dos Deputados.

Para fortalecer a mobilização no Estado, as entidades de classe se uniram e criaram o Fórum Regional 30 Horas já! Que visa pressionar a bancada federal sul-matogrossense para pautar a matéria.

“É uma forma de mostrarmos à sociedade nossa luta e angariarmos apoio. A Câmara Municipal já aderiu a causa através da Moção do Vereador Paulo Siufi. No dia 11 de abril participaremos de uma marcha branca nacional em Brasília”, concluiu Helena Delgado.

Nos siga no Google Notícias