Capital

Enfermeiros farão trabalho voluntário para atender vítimas de dengue

Aline dos Santos | 31/01/2013 11:15
Voluntários vão reforçar atendimento em postos de saúde. (Foto: João Garrigó)
Voluntários vão reforçar atendimento em postos de saúde. (Foto: João Garrigó)

Com a maior epidemia de dengue da história de Campo Grande em curso, enfermeiros vão trabalhar de forma voluntária para reforçar o atendimento nas unidades de saúde 24 horas e nos sete postos que tiveram o atendimento estendido para dar conta da demanda de doentes. Neste mês, são 15 mil casos notificados e a Prefeitura decretou situação de emergência.

A previsão é que o grupo de 25 pessoas comece a atuar no próximo fim de semana. A efetivação do trabalho depende de autorização da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). De acordo com a presidente do Coren/MS (Conselho Regional de Enfermagem), Amarílis Pereira Amaral Scudellar, o serviço voluntário foi proposto no último sábado ao prefeito Alcides Bernal (PP) e ao secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca.

Segundo ela, agora são discutidas questões burocráticas. “São questões técnicas. Para que tudo seja bem organizado”, afirma a presidente do conselho. Os profissionais assinam documento de adesão, que esclarece que o trabalho é voluntário, sem vínculo empregatício.

As equipes serão formadas por um enfermeiro e de dois a três técnicos. “São enfermeiros, técnicos e auxiliares para dar apoio em épocas de crise. Os profissionais que trabalham nos postos estão exauridos. O número de médicos está adequado. Mas o profissional médico gera muitos procedimentos para a enfermagem”, salienta.

O déficit estimado pelo Coren é de 200 enfermeiros e mais de mil técnicos de enfermagem. O profissional pode aderir ao plano de serviço voluntário preenchendo o termo de adesão no site http://www.corenms.gov.br

Nos siga no