Capital

Enersul alerta que 110 mil famílias podem perder desconto na conta

Alan Diógenes | 04/08/2014 09:17
Gracinda disse que sem o desconto ficará difícil de manter as despesas. (Foto: Marcelo Victor)
Gracinda disse que sem o desconto ficará difícil de manter as despesas. (Foto: Marcelo Victor)

Sem terem feito o recadastramento no programa do Governo Federal Tarifa Social, que oferece um desconto no valor da energia elétrica, 110 mil famílias podem perder o benefício se não renovarem a inscrição até outubro deste ano. A Enersul e o Concen/MS (Conselho de Usuários de Energia de Mato Grosso do Sul) se reuniram na semana passada para estudar uma forma de alertar os beneficiários sobre o risco de perder o prazo.

De acordo com a assessoria de comunicação da Enersul, atualmente 140 mil usuários estão inscritos no programa. O Tarifa Social foi criado há três anos para atender as famílias de baixa renda que participam do programa Bolsa Família. Para alertar as pessoas sobre o recadastramento, a concessionária vai emitir comunicados nos boletos de conta de luz.

Segundo a representante do Concen, Maria Rita Barcelos Giraldelli, 30 mil famílias já atualizaram o cadastro. Mas, a maior parte dos inscritos - 110 mil consumidores - ainda não fez o recadastramento e permanece irregular dentro do programa. A preocupação dos dois órgãos é que essas famílias percam o prazo para o recadastramento.

“Será um grande prejuízo social, principalmente para aquelas famílias de baixa renda que poderão inclusive atrasar as contas de luz, em função da baixa renda e desemprego que tem aumentado todo mês em Mato Grosso do Sul. Assim vão aumentar os casos de gambiarras e os chamados gatos, que são ligações clandestinas que colocam em risco o usuário”, explicou.

A dona de casa Terezinha Ferreira de Souza, 62 anos, conta que durante os três do benefício ela teve uma grande redução na conta de energia, e que sem o desconto ficaria difícil de se manter com os filhos. “Desde quando comecei a ter o desconto consigo comprar mais coisas aqui para casa. Hoje eu vou ao supermercado e volto com o carrinho cheio. Antes não sobrava nada do meu dinheiro”, comentou.

A agente de saúde Gracinda Conceição Muniz Faria, 52, disse que não sabia que deveria fazer o recadastramento no programa. Para ela, que já acha alto o valor da conta de luz, ficará difícil manter as despesas em dia, se perder o desconto. “Mesmo com a redução eu pago caro pela conta, se deus me livre eu perder, as coisas irão começar a dificultar”, salientou.

Rosileine de Almeida, 41, afirmou que a própria Enersul a procurou para oferecer o desconto do programa Tarifa Social, por que a casa que ela tinha comprado, no Jardim Noroeste, estava com uma ligação de energia irregular. “Quando eu mudei para essa casa, a energia estava com gato. Aí depois que eu paguei as contas de luz que estavam atrasadas, a Enersul me ofereceu o desconto, e eu aceitei”, mencionou.

Questionada se tinha conhecimento da necessidade de fazer o recadastramento no programa, Rosileine falou que não sabia do fato. Ela acredita que a Enersul deveria avisar por telefone ou mesmo ir até a casa dos usuários para levar a informação. “Avisando apenas pela conta de luz não vai adiantar e muita gente vai perder o desconto. Eles deveriam vir na casa da gente para avisar”, finalizou.

As famílias podem fazer o recadastramento no programa por meio da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) e da Setas (Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social). Desta forma os assistentes sociais repassam as informações para a Enersul, que faz o desconto na tarifa de energia elétrica.

Recebendo o benefício há três anos, Terezinha falou que com o desconto sobra dinheiro para comprar alimentos. (Foto: Marcelo Victor)
Dos 140 mil usuários, 110 pode perder o benefício se não se recadastrarem. (Foto: Marcelo Victor)
Nos siga no