Capital

Empresária escapa de golpe do falso depósito após desconfiar de telefonema

Fernanda Yafusso | 04/03/2016 20:08
A empresária Suely utilizou a internet para verificar o extrato bancário e desconfiou que era golpe (Foto Arquivo Pessoal)
A empresária Suely utilizou a internet para verificar o extrato bancário e desconfiou que era golpe (Foto Arquivo Pessoal)

A empresária de uma escola para cabeleireiros em Campo Grande sofreu uma tentativa de golpe no final do mês passado. Segundo a dona da empresa, uma mulher ligou para a escola informando que sua funcionária havia depositado um valor errado referente a quitação de um curso, e exigiu que fosse devolvida a diferença.

De acordo com a dona da escola, Suely Nakasato, 48 anos, a estelionatária ligou na sexta-feira (25) e pediu informações sobre valores dos cursos oferecidos, além do número da conta bancária para realizar o depósito do valor total do curso. 

Porém, no sábado, Suely consultou o extrato bancário confirmando que havia um depósito no valor de R$ 13.900 e achou estranho a quantia alta, já que não estava esperando nada referente a esse valor.

"Quando foi na segunda-feira pela manhã a mulher me ligou dizendo que sua funcionária depositou um valor a mais da quantia real e pediu para que a diferença fosse devolvida porque ela precisava quitar o limite do banco. Eu expliquei que só faria esse ressarcimento após ligar para a minha gerente e confirmar a transação, ela desligou e não retornou mais", relata.

De acordo com o delegado da Polícia Civil, Sidnei Alberto, a principal orientação para que as pessoas não caiam em golpes como esse, denominado golpe do falso depósito, é preciso desconfiar.

"Ás vezes o golpista deposita um envelope vazio e acredita que o comprovante emitido pelo caixa eletrônico basta. Porém o depósito só é efetivado quando o banco conta o dinheiro, caso contrário é anulado", explica.

O delegado ainda explica que é preciso registrar um boletim de ocorrência quando a pessoa sofrer essa tentativa de estelionato, mesmo que ela não tenha perdido nenhuma quantia em dinheiro.

Nos siga no