Capital

Empresa diz que só barrou catadores de recicláveis não cooperados

Luana Rodrigues | 09/03/2016 08:32
Catadores foram barrados na porta da UTR (Unidade de Tratamento de Resíduos), na manhã desta terça-feira(08). (Foto: Marcos Ermínio)
Catadores foram barrados na porta da UTR (Unidade de Tratamento de Resíduos), na manhã desta terça-feira(08). (Foto: Marcos Ermínio)

Em nota encaminhada ao Campo Grande News, a CG Solurb justificou o fato de ter impedido alguns catadores de entrarem na UTR(Unidade de Tratamento de Resíduos) na manhã desta terça-feira(08). A empresa afirmou que apenas os catadores não cooperados foram barrados, em respeito a um acordo firmado no ano passado.

“Todos os catadores tiveram tempo suficiente para se cooperativar, inclusive foi realizado acordo no MPT(Ministério Público do Trabalho) em novembro 2015, onde ficou definido que o lixão iria ficar aberto até o dia 28 de fevereiro de 2016, neste período eles iriam se qualificar e ingressar em uma cooperativa, fato que não ocorreu”, explicou a nota.

Um grupo com cerca de 100 catadores foi impedido de entrar na unidade na manhã de ontem(08). A Polícia Militar foi chamada, fato que revoltou os trabalhadores. “A situação está bem difícil, porque além de despejadas, estão nos impedindo de trabalhar. Desde o dia 29 não coletamos nada e não recebemos. Tem gente passando fome, necessidade, porque não tem como levar o pão para dentro de casa”, disse Alisson Santos Bezerra, 22 anos.

Ainda conforme a CG Solurb, uma reunião sobre a situação está prevista para esta quarta-feira (09), mas ontem os catadores já se comprometeram a procurar a cooperativa Coopersol e fazerem o cadastro.

Nos siga no