Capital

Empresa cria teoria para explicar substância verde em caixa de suco

Bruno Chaves | 06/03/2014 18:04
Substância pastosa e verde foi encontrada dentro de caixa de suco de laranja (Foto: Divulgação)
Substância pastosa e verde foi encontrada dentro de caixa de suco de laranja (Foto: Divulgação)

A General Brands, que gerencia os alimentos da marca Camp, realizou análise laboratorial em um lote de sucos para apurar a reclamação da cliente Vilma Galeano Farias, 51 anos, que diz ter encontrado uma substância pastosa e verde dentro da embalagem de um suco de laranja. A empresa criou uma teoria para explicar o aparecimento da substância.

Conforme o relatório da análise, o controle de qualidade foi feito em um produto do mesmo lote, já que a cliente não quis enviar a embalagem para checagens.

“Não foi identificada no processo de fabricação a causa da não conformidade. Foram avaliadas as análises realizadas nas matérias primas, água e os laudos de insumos utilizados na formulação desse néctar, e todos estavam dentro dos padrões especificados pela General Brands”, informa.

A empresa também informa que foram verificados os registros das análises microbiológicas dos produtos, não sendo identificada nenhuma contaminação. O grupo informa que na foto divulgada pelo Campo Grande news é possível verificar que a embalagem apresenta pontos amassados, que podem ocasionar em quebra do alumínio interno, com perda da hermeticidade.

“A não conformidade originou-se pontualmente, já que não observamos essa mesma reclamação em outro produto do mesmo lote. Pode ocorrer que durante o procedimento logístico ou no ponto de venda, o produto tenha sofrido algum dano mecânico, algum tipo de pressão ou queda, forçando a embalagem, levando a microfuros nos pontos amassados”, justifica a nota.

A análise feita pela empresa ainda afirma que o suco envasado em embalagem tetra pak é um produto cujo ph é menor que 4,0, o que “não permite a multiplicação de bactérias patogênicas causadoras de intoxicação alimentar”.

“Pela imagem, acredita-se que tenha ocorrido entrada de ar na embalagem e contato do produto com o meio externo, perdendo a hermeticidade. Por não apresentar em sua formulação nenhum tipo de aditivo conservador, a perda da hermeticidade pode levar a degradação do néctar aos poucos, mesmo fechado, resultando em alteração sensorial”, finaliza o documento.

Achado – Acostumada a comprar sucos de caixinha para dar aos netos, a dona de casa Vilma Galeano de Farias se deparou com uma surpresa nada agradável na noite do último dia 28 ao colocar o último “gole” de um suco de laranja da marca Camp no copo.

“Quando virei a caixa, saiu a substância pastosa e verde”, lembrou. Ela afirmou que compra sucos de caixinha para dar aos netos e teme pela saúde deles. A dona de casa ainda afirmou que procurou a empresa, mas até o dia 1º de março não havia recebido respostas sobre o caso.

Nos siga no