Capital

Em unidade de Saúde, 50 pessoas por hora retiram kit homeopático contra covid

No Polo Ayrton Senna, todos os pacientes que procuram atendimento estão levando a medicação homeopática para casa

Ana Paula Chuva e Liniker Ribeiro | 20/08/2020 16:55
uinta-feiraPacientes retiram medicação no polo Ayrton Sena nesta tarde. (Foto: Marcos Maluf)
Pacientes retiram medicação no polo Ayrton Sena nesta tarde. (Foto: Marcos Maluf)

Após atraso na entrega da medicação homeopática para prevenir os principais sintomas da síndrome gripal, a procura foi enorme nesta quinta-feira. Apenas no polo instalado no Parque Ayrton Senna, no Bairro Aero Rancho, média de 50 pessoas por hora apareceram em busca dos kits indicados para aumentar a imunidade.

A medicação começou a ser distribuída na terça-feira (18), após um atraso na produção nas farmácias, e desde então a procura tem sido alta. Para adultos são entregues, em média, quatro glóbulos e três para crianças menores de cinco anos.

Conforme apurado pelo Campo Grande News, qualquer paciente que procurar o atendimento no polo consegue retirar o medicamento, inclusive, para os familiares. A equipe orienta sobre os sintomas e a forma de tomar o medicamento e o controle é feito através de lista manual com o nome de quem for tomar a medicação.

Mas a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), ressalta que não se trata de um medicamente especifico para covid-19, e sim para prevenir os sintomas gripais, incluindo a covid. “Não é exigido nenhum critério, porque é uma medicação homeopática. Mas a orientação é que a pessoa ligue antes e depois procure a unidade, porém o paciente pode ir à unidade e retirar o medicamento.”, explicou através da assessoria.

Além do polo Ayrton Sena, outras nove unidades de saúde estão distribuindo o atendimento para os pacientes. “São 180 mil doses que foram distribuídas nas unidades de saúde do São Franciso, Parque do Sol, Coophavila II, Batistão, Oliveira, Indubrasil, Moreninha, Itamaracá e Parque do Sol, mas a principio não existe previsão de reposição quando acabar o estoque”,  disse a Sesau.

 Prevenção - A distribuição do medicamento de forma gratuita é uma parceria da AMMS (Associação Médica Homeopática de Mato Grosso do Sul) com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

 De acordo com a médica homeopata Nazira Scaffi o medicamento é capaz de fortalecer o organismo contra o novo coronavírus, que é o causador da covid-19. A síndrome gripal é caracterizada pelo conjunto de sintomas de uma gripe ou resfriado comum - como febre, dor de garganta e coriza -, mas que também podem indicar casos suspeitos de novo coronavírus.

 “Com essa ação nós pretendemos reduzir o agravamento da doença, caso a pessoa tenha a infecção, e também buscamos reduzir a necessidade de internação e da sobrecarga do sistema de saúde”, comentou a médica durante transmissão pelo Facebook.

 Ainda conforme a especialista a produção do medicamento foi patrocinada pelos próprios médicos homeopatas, empresas e por cinco farmácias homeopáticas da Capital: Vital, Homeovitae, Vide Vida, Cassia e Equilibra.

 O medicamento homeopático preventivo da síndrome gripal pode ser utilizado por todas as pessoas de todas as idades e até mesmo em gestantes, pessoas com ou sem sintomas da covid-19, e mesmo estando em tratamento para outras doenças. 

Ao Campo Grande News, a médica afirmou ainda que 40 mil doses da medicação foram entregues nas aldeias Terenas de Aquidauana, Nioaque, Miranda, Sidrolândia e Anastácio, além da aldeia urbana em Campo Grande. 

"Há duas semanas iniciamos a distribuição. Algum cacique vem até nós e leva para as aldeias da região. Eles discutiram e aceitaram a estratégia", declarou.

Nos siga no