Capital

Em tempos de isolamento social, doações de sangue podem ser agendadas

Maressa Mendonça | 25/03/2020 19:42

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Voluntário durante doação de sangue (Foto: Henrique Kawaminami)


O Hemosul em Campo Grande está fazendo agendamento das doações de sangue por meio de ligação e até mensagens no WhatsApp. A ideia surgiu da necessidade de manter o fluxo de doadores em meio ao período de isolamento social para evitar propagação do coronavírus. 

Algumas mudanças foram realizadas no Hemosul para receber os doadores com mais segurança em meio a pandemia do corona. Frascos de álcool em gel estão disponíveis na recepção e o posicionamento das cadeiras de espera foi alterado para garantir um espaçamento maior entre um doador e outro. Além disso, Canetas, pranchetas, balcão e cadeiras têm sido higienizados a cada uso. 

Os interessados em doar poderão entrar em contato pelos telefones (67) 3312-1516 / (67) 3312-1529 ou  pelo WhatsApp pelo número (67)99848-3035. Os agendamentos também estão sendo realizados no interior do Estado. “Com o agendamento conseguimos gerenciar o fluxo de pessoas para evitar a aglomeração”, explica a  coordenadora do Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul, Marli Vavas.

Ainda segundo Marli, é essencial manter um número diário de doadores“porque a dengue continua, todos os tratamentos que usam plaquetas continuam, os pacientes continuam sendo internados por outras patologias”. 

Nesta semana estão reduzidos os estoques de sangue dos tipos O positivo e O negativo, os mais utilizados. “ Mas todos os tipos são bem-vindos pois também produzimos plaquetas que tem duração de apenas 5 dias”, comenta Marli. 

O Hemosul Coordenador,   localizado na avenida Fernando Corrêa da Costa, em Campo Grande, continua atendendo normalmente: de segunda a sexta, das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h. No interior os atendimentos estão ocorrendo só no período matutino devido à pandemia. 

Nos siga no