Capital

Em região acostumada a assaltos, ladrões não perdoam nem posto de saúde

UBSF do Jardim Batistão foi invadida nessa madrugada; ação prejudicou atendimentos na unidade, que atrasou a abertura

Bruna Kaspary | 07/12/2018 11:32
UBSF foi invadida na madrugada dessa sexta-feira (07). (Foto: Bruna Kaspary)
UBSF foi invadida na madrugada dessa sexta-feira (07). (Foto: Bruna Kaspary)

Pequenos furtos, assaltos em pontos de ônibus, roubo de fiação são fatos cotidianos na vida dos moradores do Jardim Batistão, mas, na manhã dessa sexta-feira (07) os funcionários da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) foram surpreendidos ao descobrirem que a unidade também foi vítima desses crimes.

Pulando o muro da lateral do prédio, os assaltantes invadiram a copa do posto de saúde. Ainda não se sabe ao certo tudo o que foi levado da unidade e qual o prejuízo, mas a ação atrasou os atendimentos, que normalmente começa a partir das 6h30.

“Eu vi a fila de gente aqui na frente e, como já era mais de 7h fui ver o que estava acontecendo, foi quando uma das pessoas falaram que o posto tinha sido assaltado”, explica Rubens Capaldi, de 70 anos, dono de uma banca na frente do posto.

Ele lembra que essa foi a primeira vez que entraram na unidade e acredita que tenha sido pela falta de segurança, mas pequenos furtos é constante no bairro. “Aqui mesmo sempre cortam o cadeado para tentar pegar algo, mas eu sempre levo tudo”.

Vizinho da UBSF, o segurança Isac Fortuoso, de 33 anos, também teve a casa assaltada nessa madrugada. Aproveitando-se da reforma que está sendo feita na residência, os ladrões levaram toda a fiação do padrão de luz recém instalado.

“Aqui é muito escuro, somente na Solto Maior que tem iluminação, sem contar que não tem nenhum tipo de vigilância nesse posto, somente a ronda que vem aqui de vez em quando”, comenta Isac.

A assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou que não há policiamento na unidade e afirma que pediu reforço na segurança do prédio, pelo menos no período noturno.

Nos siga no