Capital

Em obras, Hemosul transfere coleta de sangue para três hospitais

Aline dos Santos | 18/03/2014 11:10
Na Santa Casa, banco de sangue funciona de segunda a sábado. (Foto: Marcos Ermínio)
Na Santa Casa, banco de sangue funciona de segunda a sábado. (Foto: Marcos Ermínio)

Fechado por seis meses para a reforma, os serviços de coleta de sangue do Hemosul foram redistribuídos para três unidades em Campo Grande: Santa Casa, HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian e HU (Hospital Universitário).

Localizado na avenida Fernado Côrrea da Costa, o Hemosul funcionou até o dia 15 de março. Pelos próximos 180 dias, a unidade vai passar por reformas na parte elétrica, hidráulica e ampliação da capacidade. O número de cadeiras para doação vai passar de seis para 16.

Para manter a média de captação de 3 mil bolsas por mês, que eram realizadas no Hemosul, o pedido é para que doadores procurem os bancos de sangues dos hospitais.

Na Santa Casa, onde a média é de 800 bolsas de sangue por mês, o número deve ser triplicado para atender a demanda. Segundo a assessoria de imprensa do Hemosul, o doador não vai pagar estacionamento na Santa Casa. Todos os dias, serão reservadas dez vagas gratuitas para quem doar um pouco de tempo e sangue para ajudar o próximo.

O banco de sangue da Santa Casa fica localizado na rua Eduardo Santos Pereira, esquina com a 13 de Maio. De segunda a sexta-feira, o horário de atendimento vai das 7h às 17h. Aos sábados, o funcionamento vai das 7h às 11h30.

No HR, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O hospital fica no bairro Aero Rancho. No Hospital Universitário, o atendimento vai das 7h às 12h, de segunda a sexta-feira.

Quem pode - Para doar sangue, o voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 55 kg, estar com boa saúde e bem alimentado. Também é necessário levar um documento oficial com foto.

Os demais setores do Hemosul, como laboratórios e parte administrativa, serão transferidos para um imóvel na rua Joaquim Murtinho. A mudança será realizada dentro de um mês e meio. Quem doou sangue até o dia 15 de março deve buscar os resultados do exame na unidade em reforma.

Nos siga no