Capital

Em nova fiscalização, Enersul constata furto em churrascaria tradicional

Paula Maciulevicius e Nadyenka Castro | 16/12/2011 21:19

Do começo do mês até hoje mais de 30 locais conhecidos foram flagrados furtando energia

Enersul intensificou fiscalização em comércios e residências há 1 mês. (Foto: Pedro Peralta)
Enersul intensificou fiscalização em comércios e residências há 1 mês. (Foto: Pedro Peralta)

Depois das fiscalizações no começo do mês em bares e restaurantes da Capital, a Enersul constatou furto de energia elétrica por meio de “gato” em uma das mais tradicionais churrascarias de Campo Grande, Bezerro de Ouro, no bairro Chácara Cachoeira.

Na tarde desta sexta-feira durante inspeção em comércios e residências, funcionários da concessionária constataram diferença nas passagens de energia antes e no próprio alimentador.

De acordo com o técnico de medição Roberto Oliveira, depois que a medição comprovou irregularidade, a mureta onde o padrão fica foi quebrada e trouxe à tona o desvio de três fases.

Os fios seguiam regularmente do poste por dentro da mureta, mas, antes de chegarem no alimentador, eram desviados.

Segundo o engenheiro de recuperação de energia da empresa, Rodolfo Pinheiro, de setembro de 2009 até hoje, o local desviou o equivalente a 20 mil KW/h, que corresponde ao consumo mensal de 129 casas populares. A energia furtada ali correspondia a 78% do total consumido pela empresa, num valor de R$ 12,5 mil.

A Enersul intensificou a fiscalização há um mês, do bairro Chácara Cachoeira até a rua Eduardo Santos Pereira. Só neste período mais de 30 locais conhecidos foram flagrados furtando energia.

O gerente do estabelecimento afirmou ao Campo Grande News que não poderia falar pela churrascaria e que os donos estavam viajando. Não foi passado nenhum contato dos proprietários para que a equipe pudesse ter um retorno.

Flagras - No começo do mês bares e restaurantes de áreas nobres de Campo Grande e Dourados foram flagrados furtando energia elétrica. Na Capital foram três estabelecimentos, Café Mostarda, Cantina Mato Grosso e restaurante Sabor & Prosa.

Somente em 2011, o setor de combate ao furto e recuperação de energia da concessionária registrou 29.952 unidades consumidoras com algum tipo de irregularidade que adulterava a medição do consumo de energia. Isso significa que a cada cinco unidades vistoriadas, pelo menos uma apresentou esse tipo de problema.

A Enersul informou que o combate ao furto é uma obrigação regulatória das concessionárias em todo o país.

Ainda conforme a empresa além de ser crime previsto em Lei, com pena de até 4 anos de prisão, a infração impacta no valor da tarifa, prejudica a arrecadação de tributos fundamentais para investimentos sociais e gera risco de incêndio nos lugares em que o sistema de ligação é fraudado, contrariando os padrões técnicos e as normas de segurança.

Nos siga no