Capital

Em julho, Campo Grande sedia encontro nacional sobre saúde pública

Congresso nacional será realizado entre os dias 12 e 15 de julho e cerca de cinco mil pessoas devem participar

Ana Paula Chuva | 07/04/2022 10:15
Vista aérea de um dos Congressos já realizados (Foto: Divulgação | PMCG)
Vista aérea de um dos Congressos já realizados (Foto: Divulgação | PMCG)

Campo Grande foi a cidade escolhida para sediar o maior evento de saúde pública do Brasil. O XXXVI Conasems (Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) será realizado nos entre os dias 12 e 15 de julho deste ano e a previsão é que cinco mil pessoas participem do encontro. 

O evento estava programado para 2020, mas acabou sendo adiado por dois anos por conta da pandemia de covid-19. A sede do congresso é escolhida através de uma eleição entre os próprios secretários e desta vez concorriam Campo Grande, Florianópolis (SC) e Bento Gonçalves (RS). 

 “O congresso é realizado uma vez em Brasília e no ano seguinte em uma cidade que foi escolhida por quem participou do evento. Durante esta reunião, serão discutidos diversos assuntos relevantes à saúde pública em todo o país, é uma troca de figurinha para todos os secretários”, disse o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), José Mauro Filho.

Durante o congresso também será realizada a 17ª mostra “Brasil, aqui tem SUS”, onde projetos realizados nos municípios serão apresentados. Será uma experiência por cidade e a escolha é feita através de banca avaliadora do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul). 

Com a mostra, os representantes das secretarias que estiverem presentes no congresso poderão levar novas ideias funcionais a serem implantadas em suas cidades para melhorar o atendimento à população e os serviços ofertados. 

Nos siga no