Política

Em enquete na Câmara, população não aprova aumento de vereadores

Jorge Almoas | 11/12/2010 09:15

“Não” vence com vantagem pesquisa realizada no site da Casa de Leis

 Em enquete na Câmara, população não aprova aumento de vereadores

A Câmara Municipal de Campo Grande abriu enquete em seu site oficial para saber se a população aprova a criação de novas cadeiras na Casa de Leis, amparado nos números do Censo. Mas a voz do povo aponta que o número de vereadores deve permanecer o mesmo.

De acordo com o resultado disponível às 9 horas deste sábado, o “Não” vence com larga vantagem, registrando 82% dos votos, contra 18% para o “Sim”.

Em emenda constitucional promulgada no ano passado, um município com menos de 15 mil habitantes tem direito a nove vereadores, enquanto outro de 1 milhão pode chegar a 31 cadeiras na Casa de Leis do município.

Motivados pela contagem do Censo, as Câmaras municipais no Brasil podem ganhar até 131 novas vagas.

Enquanto a Câmara de Campo Grande briga por mais vagas, o que não representa a opinião popular de acordo com a enquete disponível no site da Casa de Leis, Palmas, a capital que mais cresceu segundo o Censo 2010 poderia receber mais nove vereadores.

Com aumento de 66%, o número de vereadores na capital do Tocantins poderia passar de 12 para 21. Mas a Câmara espera passar para 15 ou 17 parlamentares.

Na avaliação da Associação Brasileira das Câmaras Municipais, as cidades não vão providenciar o aumento do número de integrantes das Casas de Leis

“Os vereadores precisam verificar a receita da cidade, se ela suporta esse número de vereadores”, diz Rogério Rodrigues, presidente da entidade.

Com informações do UOL

Nos siga no